Casos de Covid-19 voltam a subir rapidamente em Francisco Macedo e Saúde faz apelo a população
Carmo Neto em 27 de março de 2021
Mais 09 pessoas testaram positivo para o coronavírus no município de Francisco Macedo. Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na noite deste sábado, 27 de março, existem neste momento 21 casos ativos de covid-19 no município.
Dentre esses, 01 paciente está internado na ala Covid do Hospital Regional Justino Luz, em Picos.
Ainda neste sábado, 27, Francisco Macedo voltou a registrar uma morte em decorrência da doença. A vítima, foi o aposentado Sebastião Valério que estava internado desde o dia 19 de março e veio a óbito em virtude de uma síndrome respiratória aguda grave. Ao todo 04 pessoas já morreram no município devido a doença
Após o aumento exponencial de casos de covid-19, a Secretaria de Saúde acendeu o sinal vermelho e emitiu uma nota com uma série de recomendações a população.
Confira!:
Considerando o aumento dos casos de Coronavírus na cidade de Francisco Macêdo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Enfrentamento à COVID-19, pede que as pessoas observem e sigam, ainda mais cautelosos, as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Hoje, infelizmente e com muito pesar, aconteceu o quarto falecimento por conta da pandemia (Covid -19), sendo que duas delas aconteceram em menos de um mês, conforme boletim diário. O Centro de enfrentamento à COVID-19 funciona todos os dias da semana das 07h00 às 17h00 com atendimento médico e de enfermagem.
Preocupados com a situação de saúde da população e a nova variante do vírus, que pode ser de 50% a 74% mais transmissível, segundo estudos de especialistas, foi feita recentemente, em fevereiro, uma busca ativa nos comerciantes da cidade. Mas isso não basta, é preciso que a população se conscientize e ajude nesse combate à pandemia.
Mais uma vez, a Secretaria de Saúde, em nome de toda a população, lamenta mais essa perda.
O que posso fazer para me proteger e evitar transmitir para outras pessoas?
- Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool para matar vírus que podem estar nas suas mãos.
- Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.
- Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.
- Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.
- Pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas afetadas por coronavírus. Áreas afetadas são países, áreas, províncias ou cidades onde há transmissão contínua – não áreas com apenas casos importados.