JAICÓS: Aposentado transforma lixo eletrônico em aparelho de som e outros utilitários
Após ter a ideia, o Seu José Dionísio conta que levou sete meses para construir o aparelho de som, que tem 08 utilidades, é um oito em um, como designou a sua invenção.
Cleiton Jarmes em 08 de junho de 2016
Um jaicoense muito criativo está reinventando a maneira de reciclar o lixo eletrônico, material que tanto agride o meio ambiente. Ele transforma peças usadas de aparelhos de som, computadores e de outros materiais eletrônicos em objetos utilitários.
Dentre as suas invenções destaca-se um aparelho de som, construído a partir de sucata de sons quebrados e doados por vizinhos e amigos; e um ventilador, que teve como base o motor de um tanquinho de lavar roupas.
O seu José Dionísio Dias tem 63 anos, é aposentado e morador do Povoado Croazal, localizado a cerca de 15 km da cidade de Jaicós. De acordo com ele, quando criança estudou apenas até a metade da 3ª série do Ensino Fundamental, mas sempre foi de observar e prestar atenção no que os outros faziam e a eletrônica sempre lhe despertou interesse.
Após ter a ideia, o Seu José Dionísio conta que levou sete meses para construir o aparelho de som, que tem 08 utilidades, é um oito em um, como designou a sua invenção. “Tirando o amplificador, tudo que tem no som ganhei de doação, então no final foi praticamente custo zero”, disse!
O aposentado contou que esse trabalho é uma maneira de preencher o tempo livre, já que passa maior parte do tempo cuidando da Igreja Evangélica O Brasil para Cristo do Povoado, onde é Pastor. Confessou ainda que um dos seus maiores sonhos é montar uma rádio, mas acredita que não vai conseguir, pela idade avançada e também pela dificuldade em adquirir os equipamentos.
Histórias como a desse jaicoense servem de motivação para muitas pessoas, pois mostra para os idosos como é importante manter atividades mesmo após a aposentadoria, pois esta é uma conquista, o começo de uma nova etapa, mas jamais deve estar associada à ociosidade ou acomodação. Não se pode desligar o cérebro. Por outro lado, mesmo sem ter consciência disso, o Seu José Dionísio está prestando um grande serviço para a comunidade e para o meio ambiente como todo, a partir do momento que transforma lixo em utilitários, evitando assim que esses materiais fiquem poluindo a natureza.
Estes equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados como lixões e perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores. Aos moradores de Jaicós e regiões vizinhas, uma dica: Quando algum objeto eletrônico der defeito e não for ser mais utilizado, em vez de jogar fora, doe ao aposentado, pois com certeza essa será uma contribuição para que mais alguma invenção da cabeça desse gênio passe da imaginação para a realidade.
Fonte: noticiei