Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Prefeita não paga o Piso e ACS e ACE entram em greve por tempo indeterminado em Jaicós

Prefeitura de Jaicós não paga o piso salarial que foi aprovado e sancionado desde junho do ano passado através de Lei Federal. Categoria entra em greve.

em 15 de junho de 2015

Lutando já há vários meses pelo pagamento do piso salarial que foi aprovado e sancionado desde junho do ano passado e que até o momento não foi pago no município de Jaicós, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, após paralisarem as atividades por 72h, decidiram na tarde deste domingo (14) a entrar em greve por tempo indeterminado.

qweDSC03619

A decisão da categoria se deu após reunião convocada pela Prefeita Municipal Waldelina Crisanto, onde a gestora convidava os Agentes, os representantes do legislativo municipal e imprensa local para tratar do piso salarial dos ACS e ACE. A Prefeita não compareceu à reunião, e foi representada por Antonia Araújo (Toinha), UNDINE, que apresentou a promessa de uma proposta que seria apresentada possivelmente na próxima sexta-feira (19), o que deixou a categoria bastante revoltada. Outra presença esperada na reunião era da Secretária Municipal de Saúde, que também não apareceu.

De acordo com o Presidente do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias do Piauí, Cruz Castro, essa foi uma atitude irresponsável, pois a Prefeita enviou à Câmara para debater o problema com os Agentes uma pessoa que não tinha representatividade oficial para fazer nenhuma proposta por parte da Gestora. Afirmou ainda que o Ministério já tem conhecimento sobre a paralisação dos Agentes em Jaicós.

DSC03692

Para o vereador Mávio Silveira, a ausência da Prefeita na reunião foi uma grande falta de respeito para com os agentes e com os vereadores. Nas redes sociais alguns agentes postaram muitas mensagens de revolta com a Prefeita: “É incrível a capacidade que a prefeita de Jaicós desonra a própria palavra, virou rotina. Tratar funcionários como uns nada é o seu hobbie preferido”, relatou a agente Zezinha Costa. Já o Agente Joel Nilton, desabafou: “Mais uma vez a prefeita convida os ACS e ACE e vereadores para discutir o piso salarial dos agentes comunitários de saúde, e lá na Câmara Municipal de Jaicós ela nem aparece. Brincadeira, tá fazendo a gente é de palhaço mesmo!”.

Na manhã desta segunda-feira, os Agentes farão piquete na frente da prefeitura Municipal de Jaicós.

qweDSC03633qweDSC03636qweDSC03641qweDSC03684qwepage1qwepage2qweDSC03613

Fonte: Otávio Veloso\Noticiei

1 Comentário

  1. agente de saúde alegrete do piauí disse:

    todos os agentes de saúde do Brasil tem o direito de ganhar 1.014.00 que foi aprovado pelos os deputados e senadores deste país e foi 06 anos de brigas pq o coruptos do PT não queria aprovar o nosso piso mas por força da oposição foi aprovado e a presidente DILMA que é do partido do trabalhadores vetou os artigos mais importantes do nosso piso e os prefeitos coruptos ainda não quer pagar o piso tem usn que paga pq sabe que é lei se não vão prá justiça…

Os comentários estão encerrados para esta matéria.