Mães do Projeto Ativa Idade são homenageadas pelo NASF em Alagoinha do Piauí
O NASF de Alagoinha do Piauí homenageou na manhã desta terça feira, 31, no auditório do fórum local as mães do Projeto Ativa Idade.
Cleiton Jarmes em 01 de junho de 2016
O NASF de Alagoinha do Piauí homenageou na manhã desta terça feira, 31, no auditório do fórum local as mães do Projeto Ativa Idade. As homenagens e apresentações foram conduzidas pela coordenadora Naiara Brito e na oportunidade foi feita uma sessão de capoterapia com os idosos.
Segundo Naiara Brito, a Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.
Praticantes jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais podem praticá-la. Toda equipe do NASF de Alagoinha do Piauí estavam engajados nas atividades de hoje, inclusive a secretária de saúde Hortalina Bezerra.
O projeto Ativa Idade foi criado há três anos pelo Nasf devido aos altos índices epidemiológicos de hipertensos e diabéticos no município. O projeto tem como finalidade o bem-estar físico, mental e psicosocial dos participantes que tem como público alvo idosos ou pessoas hipertensas e diabéticas.
Os usuários são acompanhados pela equipe multidisciplinar do Nasf onde fazem atividades físicas semanalmente, atividades de prevenção e tratamento a disfagia, labirintite e são integralmente acompanhadas pelo serviço de nutrição e fisioterapia. O projeto Ativa Idade é pioneiro nessa região do estado e já serviu de modelo para vários municípios.
Nesse último dia do mês de maio a equipe com todo apoio da secretaria municipal de saúde e prefeitura municipal realizou uma linda homenagem às participantes do projeto com o evento cujo tema era: “Maio – mês de Maria, mês das mães e mês das flores”, onde através de uma mensagem foi contada toda a história das festividades do mês seguida de uma emocionante apresentação.
No segundo momento o professor de capoterapia, o educador físico Denis Costa, fez uma aula bastante animada de capoterapia, ao término todos foram convidados para um farto coquetel. A coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Nayara Brito disse que esse projeto é conhecido em todo estado e modelo para os demais municípios, já tendo várias vezes em reuniões estaduais sendo o mesmo bastante elogiado.
Veja as imagens: