Mais de 100 municípios do Piauí estão com atrasos na aplicação da segunda dose da Coronavac
Carmo Neto em 05 de maio de 2021
Mais de 100 municípios piauienses estão com a aplicação da segunda dose da Coronavac atrasada. A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, explica que os dados estão em atualização e que o último balanço apontou para a falta de 23 mil doses.
“A planilha de agora indicou que faltam 23 mil doses para 119 municípios. Ontem (03) faltavam 25 mil doses para 105 municípios”, explica Cipriano.
A falta de vacina tem impactado, principalmente, idosos. O desabastecimento não atinge a Capital.
Ela explica que o atraso ocorreu após recomendação do Ministério da Saúde para que estados e municípios aplicassem todas as vacinas enviadas por lote. A orientação gerou escassez de segunda dose em várias cidades do país. Diante da situação, estados e municípios foram orientandos a guardar parte do estoque para a segunda aplicação.
“Além disso, muitos frascos vieram apenas com nove doses, o que é considerado normal. De toda forma, o intervalo de 28 dias entre a aplicação de uma dose e outra é o limite prudencial. Se a pessoa for tomar a vacina em um prazo maior continua tendo efeito. Não pode é deixar de ser vacinado”, explica a vice-presidente do Cosems-PI.
Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com
“Tivemos uma reunião com o Ministério da Saúde que deu o prazo até sexta (07) para fecharmos o relatório dessa quantidade que falta e pediu dez dias pra encaminhar as doses. Nós queremos enviar a planilha já amanhã”, finaliza Leopoldina Cipriano.
Fonte: Cidade Verde