Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Marcolândia | Câmara Municipal Celebra 67 Anos de Fundação do Município Homenageando Fundadores e Traçando a Jornada desde Povoado até os Dias Atuais

em 18 de agosto de 2023

Na última quinta-feira, dia 17, a Câmara Municipal de Marcolândia, realizou uma sessão solene em homenagem a fundação e a história do município.

A solenidade acontece em razão da segunda edição do Mandiofest, evento que busca estimular a cadeia produtiva da mandioca no município. Com uma economia local voltada para o cultivo e beneficiamento da mandioca, a cidade comemorou não apenas o Mandiofest, mas também a história dos 67 anos de sua fundação.

A ocasião foi marcada por uma sessão solene que homenageou não apenas os envolvidos na fundação do município, mas também figuras notáveis que contribuíram para o desenvolvimento de Marcolândia ao longo dos anos.

Entre os homenageados, destacam-se José Alencar da Costa, João Batista Pires, Oswaldo Costa e Adalto Coutinho, grandes figuras da história do política do município.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Chaguinha Ramos, com a presença de diversas autoridades locais e regionais, estiveram presentes o prefeito Corinto Matos, o vice-prefeito Valmir de Juracy, os deputados Georgiano Neto e doutor Thalles Coelho, além de familiares dos homenageados e autoridades da região, incluindo os prefeitos Dr. Wlisses, de Simões, e Eudes Ribeiro, de Fronteiras.

O evento também ressaltou os esforços pioneiros de figuras notáveis como João Batista Pires, um comerciante e agricultor, que, com o apoio de José Alencar e outros amigos, conquistou um mandato de vereador e continuou a contribuir para a construção de Marcolândia.

Osvaldo Antonio da Costa, por sua vez, exerceu a função de vereador por dois mandatos, permanecendo durante a transição do então povoado Posto da Serra para Marcolândia.

A sessão também trouxe à tona o legado de Adauto Rodrigues Coutinho, um jovem vereador que deixou sua marca durante sua gestão de 1988 a 1992, ano esse que correspondeu a emancipação política de Marcolândia.

Outro homenageado foi o primeiro prefeito de Marcolândia, Lafaiete Pereira de Castro, pai do atual gestor.

Essas trajetórias enriquecem a história da cidade, evidenciando a dedicação de seus pioneiros pelo desmembramento do Povoado Posto da Serra, a luta pelo plebiscito que separou a localidade de Padre Marcos e a fundação do município de Marcolândia.

Entrega de Títulos de Cidadania 

Homenageados com Título de Cidadania de Marcolândia

Além disso, durante a sessão outras 18 pessoas foram agraciadas com o título de cidadão de Marcolândia pela Câmara Municipal. A lista inclui professores que chegaram ao município em sua criação em 1992, bem como personalidades políticas como os deputados Georgiano Neto e Dr. Thalles Coelho.

O evento também recordou a coragem e determinação daqueles que se empenharam para emancipar o Posto da Serra, até então município de Padre Marcos, em especial Corinto Machado Matos, resultando na criação de Marcolândia através da Lei Estadual n° 4.477, em 25 de abril de 1992.

Com uma história marcada por lutas e desafios, a cidade hoje celebra seu crescimento e desenvolvimento, sustentados pelo trabalho conjunto de seus habitantes.

Prefeito Corinto Matos

O prefeito Corinto Matos reforçou a importância de valorizar e conhecer a história do município.

“Ao relembrarmos os passos iniciais de Marcolândia, reconhecemos o esforço e a determinação daqueles que nos antecederam, moldando o caminho que trilhamos hoje. Conhecer nossa história é honrar nossas raízes e compreender a força que impulsionou nosso crescimento. Somos herdeiros desse legado, e é nosso dever preservá-lo e continuar a construir um futuro sólido para as próximas gerações.”

Georgiano Neto

Durante a celebração, o deputado Georgiano Neto, que também recebeu o título de cidadania, expressou sua gratidão ao povo de Marcolândia e ressaltou os investimentos que seu mandato tem trazido para o município. O deputado destacou áreas como saúde, educação, agricultura familiar, infraestrutura e apoio a atividades culturais.

“Eu tenho sentimento de gratidão ao povo de Marcolândia por sempre apostar no nosso trabalho, gratidão ao prefeito Corinto, ao vice-prefeito Valmir, aos vereadores, na pessoa da vereadora Simone que apresentou esse título de cidadania para mim. Hoje é uma data  muito importante, onde comemora 67 anos de fundação do município. O município tem história de muito trabalho, de muito potencial econômico, em especial voltado aqui para a mandiocultura e também para as energias renováveis, como o vento, energia eólica e energia solar também, e essa também é uma oportunidade de poder reafirmar essa parceria de mais trabalho em favor de Marcolândia.” disse Georgiano.

Veja imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.