Comissão de intergestores municipais do Território do Vale do Guaribas se reúnem e reivindicam UNACON para Picos
Foi realizada uma reunião com membros do colegiado de intergestores do Território do Vale do Guaribas (CIR) nesta quarta-feira, 16. O encontro foi sediado na cidade de Monsenhor Hipólito no auditório da Prefeitura Municipal
Cleiton Jarmes em 17 de dezembro de 2015
Foi realizada uma reunião com membros do colegiado de intergestores do Território do Vale do Guaribas (CIR) nesta quarta-feira, 16. O encontro foi sediado na cidade de Monsenhor Hipólito no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a participação de cerca de vinte secretários municipais de todo o Território.
O encontro foi conduzido pela coordenadora do CIR, a enfermeira Valdete que é secretária de saúde do município de Ipiranga do Piauí, e pelo coordenador Valterni, que é secretario de saúde do município de Queimada Nova. Na pauta do encontro a tão sonhada Unidade de Assistência de alta complexidade em oncologia ( UNACON) que será implantada em Picos e que oferecerá os serviços de Oncologia, tratamento contra o câncer.
Segundo os coordenadores da Comissão de Intergestores do Território Vale do Guaribas, a implantação da (UNACON) em Picos pode ser transferida para a cidade de Oeiras.
“Isso só porque o deputado federal Assis Carvalho tem grande interesse que seja em Oeiras, deixando para trás uma cidade que nem Picos que tem toda uma estrutura logística pra oferecer toda a região com cerca de quatrocentos mil habitantes, mais o próprio Ministério da Saúde tem manifestado interesse por Picos, o prefeito de Oeiras na reunião passada chegou a chamar os demais secretários dos municípios de incessíveis por não termos concordados em levar a (UNACON) para Oeiras”, declarou Valterni, um dos coordenadores do Colegiado de Intergestores do Vale do Guaribas.
O secretário de Saúde de Picos, Dudé, juntamente com Conceição Portela estiveram presentes no encontro, Dudé ressaltou que Picos está acima dos interesses do deputado Assis Carvalho.
“É natural que ele tenha interesse em levar um serviço deste porte à sua cidade, mais o que temos em vista é uma maioria que será beneficiada sendo a Unopar implantada em Picos”, declarou.
Conceição Portela disse que em relação a Picos existe um projeto montado já, como também para Parnaíba e Teresina.
“São essas três cidades que irão receber os serviços de oncologia, era o que previa todos os requisitos, em população, em localização, então porque tirar de Picos, quais os critérios que estão sendo utilizados?”, questionou.
Veja as imagens:
0 Comentários