Monsenhor Hipólito discute segurança alimentar
A prefeitura de Monsenhor Hipólito, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, e Conselhos Estadual e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Cleiton Jarmes em 11 de julho de 2015
A prefeitura de Monsenhor Hipólito, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, e Conselhos Estadual e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizaram nessa sexta-feira (09/07), a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Monsenhor Hipólito, com o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”.
O Evento aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a presença de autoridades locais e representantes dos municípios dos Vales do Rio Guaribas e Rio Canindé, como o prefeito de Monsenhor Hipólito, Francisco Anísio de Sousa; a secretária de assistência Social e primeira-dama Cleydiana Bezerra; a Secretária de Agricultura, Valtanha Rocha; secretário de educação, Luiz Antônio; secretário de Finanças, Clemilson Bezerra; secretário de comunicação, Salomão Santos; diretora do Hospital, fonoaudióloga Betuliana Bezerra e a vereadora Josefa Edineide.
Durante a abertura do evento, os componentes dos grupos Melhor Idade e Jovem Futuro, da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram uma apresentação com vozes e violão, fazendo alusão às desigualdades sociais, através da música “meu país”, de Zezé de Camargo e Luciano.
Para a secretária de agricultura, Valtanha Rocha, a conferência é mais do que um evento ou simples encontro. “Trata-se de um processo político caraterizado pela participação dos mais diversos setores da sociedade e do poder público, com a perspectiva de apontar novos passos para a realização do direito humano alimentar adequado pra toda a população. Estabelece ainda o processo de formação e capacitação dos atores sociais do governo envolvidos nesta temática dando a sua capacidade mobilizadora e compositiva”, disse em seu discurso.
O prefeito de Monsenhor Hipólito, Francisco Anísio de Sousa, o “Timá”, fez questão de destacar a importância da parceria entre os órgãos, entidades e municípios para a efetivação das públicas de SAN na região.
Na oportunidade, a secretária de assistência social, Cleydiana Bezerra, enfatizou os avanços do município: “Monsenhor Hipólito tem hoje 7800 habitantes e tem avançado muito na construção do plano de SAN do município, Já realizamos nossa conferencia municipal, temos constituído a Câmara Intersetorial de SAN (caisan) e o Comsea está em pleno funcionamento com a adesão ao Sistema Nacional de SAN (Sisan)”, destacou ela.
Para o Secretário da Sasc, Henrique Rebêlo, a realização das conferencias territoriais e suma importância para construção da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nos municípios do estado, momento crucial para elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A Nutricionista Leonísia Mendes, da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Sasc, enfatizou que esta é a terceira Conferência territorial de SAN: “Já realizamos as conferências nos territórios Piripiri e Corrente, discutindo as políticas de Segurança alimentar e destacando as particularidades de cada território. Concluiremos esta fase com a realização das conferencias de Água Branca e São João do Piauí, quando teremos os delegados que participarão da conferência estadual, que acontece em Teresina”, explica. Fonte: WebPiauí