Projeto que revitaliza a produção do alho na região de Picos é desenvolvido em Monsenhor Hipólito
O engenheiro agrônomo responsável pelo projeto de revitalização da cultura do alho no estado do Piauí, Hélio Antônio Silva Rodrigues, esteve recentemente no município de Monsenhor Hipólito
Cleiton Jarmes em 07 de maio de 2016
O engenheiro agrônomo responsável pelo projeto de revitalização da cultura do alho no estado do Piauí, Hélio Antônio Silva Rodrigues, esteve recentemente no município de Monsenhor Hipólito, segundo o mesmo, o município de Monsenhor Hipólito abraçou a causa com muito entusiasmo.
“Estamos aqui para introduzirmos um treinamento que chamamos de Cultivo de Alho Livre de Vírus. Esse treinamento visa preparar os agricultores da zona rural onde certamente abrirá oportunidades financeiras”, declarou.
De acordo com Hélio Antônio Silva Rodrigues, a região de Picos já teve no auge da produção do alho na década de 80. Atualmente, segundo estudos apontam alguns estudos, todo o alho do Piauí é 100% importando. O projeto visa voltar à produção de alho na região, tendo o município de Monsenhor Hipólito como piloto.
“O treinamento e a prática do plantio já iniciaram e o projeto tem todo o apoio e incentivo da prefeitura municipal de Monsenhor Hipólito”, disse o engenheiro Hélio.
De início, onze municípios da macrorregião foram escolhidos, mas outros ainda podem aderir ao projeto, desde que haja interesse do gestor municipal e das comunidades. Para isso, basta procurar o gerente do projeto na unidade do SEBRAE em Picos.
Parabéns pela iniciativa, um projeto muito bom.
Excelente ideia,. Nossa região sempre foi o grande celeiro do Nordeste na Produção de alho e cebola antes do estrangulamento dos rios rios de nossa Região. Principalmente o Riação e Guaribas.