Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Na sua III edição, Cavalgada e Missa do Vaqueiro em Padre Marcos contou com a presença de 170 vaqueiros de VI cidades da região

em 23 de setembro de 2019

 

Com essa inspiração, os vaqueiros de Padre Marcos e municípios vizinhos reuniram-se neste domingo, dia 22, às 17 horas, no povoado Caboclos, divisa entre Belém do Piauí e Padre Marcos, para dar início a III Cavalgada. Os participantes fizeram um percurso de 5 km até chegarem a frente da Igreja Matriz de Santo Antônio em Padre Marcos, onde foi realizada a Missa do Vaqueiro as 19:30 da noite.

O dia do vaqueiro foi oficialmente criado no município de Padre Marcos através de um projeto de lei da ex-vereadora Linnara Emily que no ano de 2018, quando ainda estava no cargo, apresentou o projeto e a Câmara Municipal aprovou e o Prefeito Valdinar Silva  sancionou o projeto e oficializou o Dia do Vaqueiro na cidade de Padre Marcos, no dia 22 de setembro. A festividade que surgiu no ano de 2017, se tornou Lei Municipal no ano de 2018, e esse é o primeiro ano que o evento foi realizado pautado na Lei, entrando para o calendário cultural do município.

O evento teve a participação de 170 vaqueiros. As caravanas de vaqueiros vieram dos municípios de Vila Nova, Alegrete, Marcolândia, Patos, Francisco Macedo,  Jaicós, Belém e Padre Marcos. Durante o percurso pelas estradas de chão, a cavalgada foi conduzida pelo aboiador Chico da Luz que entoava versos em homenagens ao homem do campo e a vida sertaneja.

Após a chegada da comitiva de vaqueiros da cavalgada, a missa do vaqueiro foi iniciada pelo Padre Fernando Armando da Paróquia de Santo Antônio, em forma de homenagear o homem sertanejo e resgatar essa cultura para a geração dos dias atuais. O evento teve a organização da Paróquia de Santo Antônio através do Pároco local, Padre Fernando Amando e tem o apoio também da Prefeitura Municipal de Padre Marcos.

Em entrevista Prefeito Valdinar disse: “Hoje Padre Marcos esta de parabéns, por estamos realizando a 3º Cavalgada do nosso município, resgatando a nossa cultura. A Fazenda Boa Esperança que é origem da nossa Padre Marcos era uma das maiores fazendas da região do Cariri, da região de Paulistana e Jaicós, e nossa cultura surgiu dessa fazenda, e não existe fazenda se não existir vaca e nem vaqueiro. A maioria das famílias tradicionais daqui é descendente de vaqueiros, e nada melhor do que celebrar essa data que foi criada especialmente  para homenagear todos os vaqueiros da cidade e das regiões vizinhas que estão presentes. (…) Tivemos uma cavalgada com 170 vaqueiros, é momento de alegria e agradecimento a todos que estiveram presente conosco nesta tarde. (…) Dizer que um povo não vive sem cultura, sem as raízes, é preciso valorizar o passado, para que nós possamos valorizar o presente e assim construir o futuro”, finalizou o jovem prefeito.

O Padre Fernando relatou em sua fala: “Foi uma realização muito positiva, a 3º edição desse evento vem confirmando o resgate de uma cultura, de um povo e de uma história, que modéstia à parte ao meu ver, vinha adormecendo. (…) Nas minhas andanças, eu percebia que essa cultura do vaqueiro estava muito apagada, e a gente percebe ao longo do crescimento da festa nesses três anos, o rosto e a interpretação que se tem de vaqueiro hoje é bem diferente. (…) Você vê que hoje em dia todo mundo quer um cavalo, quer cultivar, admiram, pois a multidão que aparece a cada festa nos anima muito. (…) Essa festa é de fato um compromisso com a história de Padre Marcos.”

Veja as imagens:

Fotos; Raimundo Neto

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.