Natural de Fronteiras, Padre Sales é homenageado em Fortaleza por seus 25 anos de ordenação sacerdotal
A comunidade católica de Fronteiras – PI agora prepara-se para também comemorar as bodas de prata de Padre Sales no município com uma Missa na Igreja Matriz as 19hs no dia 30 de dezembro de 2018.
Sarah Maia em 21 de dezembro de 2018
No início do mês de dezembro, a secretária municipal de Educação de Fronteiras, Verônica Ribeiro, esteve prestigiando o padre fronteirense Francisco Sales de Sousa em uma grande celebração em alusão aos seus 25 anos de ordenação sacerdotal, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Fortaleza – CE, onde atua como pároco.
Descrita pelos participantes como uma linda celebração, as bodas de prata do Padre Sales foi rica em mínimos detalhes, onde os presentes, desde padres, religiosos, familiares e amigos, transmitiram ao sacerdote sua gratidão pela disponibilidade do mesmo em serviço de Deus e da Igreja. A celebração contou com o envolvimento de todas as comunidades, que deram seu melhor em uma grande harmonia bonita de se ver.
O momento foi iniciado com a acolhida dos fiéis pelos jovens no hall de entrada com cânticos de boas-vindas e muita alegria. A segunda acolhida calorosa, feita por Wilkson Santos, deu a tônica da celebração: um hiato cotidiano para dar graças a Deus pela história vocacional do padre Sales. Uma história que começou em Fronteiras – PI, há mais de 30 anos, quando ele sentiu latejar em seu coração o chamado de Deus.
Dom Vasconcelos presidiu a celebração ao lado do novo bispo auxiliar Dom Valdemir dos Santos. Além destes, também estavam presentes; padre Bosco, padre Luiz Carlos, padre Manfredo Ramos, Frei Jesus, padre Francisco e padre Clairton.
Toda a celebração foi tecida para que tivesse o “cheiro de comunidade”, como tanto pedira padre Sales. O Ato Penitencial teve a motivação feita por uma das meninas da Comunidade Sagrada Família e relembrou a necessidade de voltar aos caminhos do Senhor, onde contam com sua proteção e amor. O Glória, exceção nesse tempo de Advento, por ser noite de festa, ficou a critério da Comunidade Sagrado Coração de Jesus que apresentou à assembleia diversos motivos de alegria por esse tempo de caminhada pastoral, dentre eles: uma paróquia sem taxas, pastorais sociais, acolhimento, dentre outros. A entrada da Palavra veio precedida da proclamação de sua chegada pela voz firme de Liduina, da Comunidade Imaculada Conceição, que trouxe um corredor de mulheres num bailar harmonioso relacionando a palavra de Deus ao ciclo da semente. Socorro, também de Imaculada, proclamou a primeira leitura. O salmo, na voz maviosa de Ângela, ecoou pelo Santuário e certamente encontrou morada no coração de muitos que querem habitar na casa do Senhor.
O diácono José Gilson e Silva proclamou o evangelho e, logo em seguida, D. Vasconcelos, em sua homilia, relembrou os principais fatos históricos da caminhada vocacional do padre Sales e enfatizando poder de Deus que, segundo ele, qualifica os seus escolhidos. D. Vasconcelos ressaltou também a importância do padre para uma comunidade e suas responsabilidades. De maneira mais pessoal, fez referência ao jeito simpático de ser do padre Sales que a todos chama “meu santinho, minha santinha”, um jeito genuinamente alegre e simples. “O padre é aquele que a exemplo de Jesus sabe enxergar algo mais do que o aparente, sabe multiplicar talentos.” Dom Vasconcelos valorizou a presença da mãe do padre Sales, dona Alesse, sua primeira catequista e, certamente, de onde vem o carinho que ele tem por Maria, mãe da Igreja.
A oração dos fiéis foi substituída pela Ladainha dos padroeiros e padroeiras e realizada pela Comunidade São José que trouxe suas crianças, momento, segundo os presentes, “de encher os olhos de esperança com o futuro de nossa Igreja.”
Na apresentação de dons, as Comunidades São Vicente e São Pedro apresentaram os símbolos da caminhada vocacional do padre Sales: os chinelos, a bíblia, o Catecismo da Igreja, bacia, toalha e jarra com água para o lava-pés permanente.
Após o rito da Comunhão, padre Sales renovou seu compromisso sacerdotal. O pós-comunhão foi uma retrospectiva da vida do pároco desde o seu nascimento no Piauí e contou com a participação de seus familiares que foram acolhidos por ele com um forte abraço.
As comunidades foram representadas assim como os movimentos e serviços; o menino Gabriel, vestido com a camisa do Homem-Aranha, uma criança que lutou desde cedo pela vida, entregou um mimo: um avião – simbolizando a alma itinerante do padre Sales, seu carisma com as crianças, sua alma curiosa e acolhedora. Após esse momento, foram feitas as homenagens em nome dos movimentos, Conselho Paroquial, Caminhada Pastoral, Juventudes, Colégio Santa Cecília, padres e autoridades.
Padre João Bosco Porfirio falou em nome da paróquia ressaltando a acolhida que recebeu do padre Sales e iniciou a oração da ave-maria para que Nossa Senhora continue abençoando a vocação do mesmo.
A celebração contou com a presença de diversos familiares e amigos da terra natal do Padre Sales como irmãos, sobrinhos, mãe, cunhada e amigos, dentre eles: Filomena Viana, Graucelnia Pereira, Enzo Pereira, Socorro, José Odon, Verônica Ribeiro, Osmar Filho e Hidelgárdia.
A comunidade católica de Fronteiras – PI prepara-se para também comemorar as bodas de prata de Padre Sales no município com uma Missa na Igreja Matriz as 19hs no dia 30 de dezembro de 2018.
Confira as imagens:
(Fotos cedidas por Verônica Ribeiro)