No interior do Piauí, pacientes passam a madrugada em fila para marcar uma consulta pelo SUS
Por volta das 22:00 hs, já havia um grupo de 22 pessoas. Entre elas gestantes e idosos, que estavam sentados e deitados no chão e em colchonetes no pátio da secretaria, preparados para passarem a noite, esperando os funcionários chegarem na manhã seguinte, para realizar a marcação dos exames.
Cleiton Jarmes em 03 de maio de 2017
Em Betânia do Piauí Pacientes tem que madrugar em frente à Secretaria de Saúde para marcar exames de sangue, em alguns casos, enfrentar uma enorme fila no posto de saúde para marcar exames de ultrassom. A marcação de exames só acontece no primeiro dia útil de cada mês. Por ser uma quantidade que não atenda a toda população, todos que precisam marcar tais exames tem que chegar com bastante antecedência, para garantir o exame, motivo que levou pacientes a pernoitarem para garantirem a marcação.
Após receber vários telefonemas de populares, denunciando o caso, nossa equipe se dirigiu até a secretaria municipal de saúde, verificou-se por volta das 22:00 hs, que já havia um grupo de 22 pessoas. Entre elas gestantes e idosos, que estavam sentados e deitados no chão e em colchonetes no pátio da secretaria, preparados para passarem a noite, esperando os funcionários chegarem na manhã seguinte, para realizar a marcação dos exames.
Havia muita reclamação por parte dos pacientes. Um homem de 32 anos, que se deslocou da zona rural, declarou que chegou ao local por volta das 19:00hs, foi o primeiro a chegar. Ele iria marcar um simples exame de sangue. Outra paciente, se deslocou da sua residência, na zona rural, que fica à 14 km da cidade disse “nunca tinha visto isso em Betânia, só em cidade grande”
Os funcionários chegaram à secretaria às 7:00 hs, e os pacientes começaram a serem atendidos, alguns ainda tinham que pegar outra fila, no posto de saúde, para a marcação dos exames de ultrassom, como mostra a imagem abaixo.
Uma paciente com 8 meses de gestação, nos contou que chegou à secretaria por volta das 4:30 da manhã e já tinha mais de 30 pessoas. Ela precisava de um hemograma e uma ultrassom, mas ela não poderia fazer os dois de uma vez, pois era muito desgastante para o seu período gestacional, por ter que enfrentar duas filas. Então ela optou pela ultrassonografia, deixando o hemograma, para a próxima vez.
Ligamos para o Secretário de Saúde do município para falar sobre o caso, ele ficou de entrar em contato com a nossa equipe, mas até o fechamento dessa matéria (00:00hs), não obtivemos resposta.
O portal está à disposição da secretaria de saúde para esclarecimentos.
FONTE: Áudio Line Produções