Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

PADRE MARCOS 55 ANOS | Lançamento do livro “Raízes de Padre Marcos” e entrega de medalhas honrosas marcam última noite de atividades festivas

em 18 de janeiro de 2019

Depois dos eventos esportivos, celebrações religiosas, atos civis, inaugurações de obras dentre outros, foi a vez de abrir espaço histórico dentro do calendário festivo alusivo ao 55º aniversário de emancipação política administrativa de Padre Marcos.

O momento especial foi iniciado às 18hs desta quinta-feira (17), dia em que se comemora o aniversário da cidade. A Câmara Municipal foi palco do lançamento do livro “Raízes de Padre Marcos: Memórias & legado dos que sonharam e construíram”. A obra, de autoria do atual vice-prefeito do município, Valdo Benedito, conta em 254 páginas a história detalhada do município, apresentando muitos de seus líderes, precursores do progresso local, através de depoimentos bibliográficos, registros fotográficos e arquivos impressos.

Durante a solenidade, o autor destacou que só foi possível realizar a produção do material graças a memória de muitas pessoas que acreditaram em seu trabalho, algumas com até mais de 80 ou 90 anos que, segundo o mesmo, são um verdadeiro arquivo vivo da história padremarcoense.

Em discurso, Valdo Benedito fez um breve resumo do que os leitores poderão encontrar em seu livro, apresentando a dimensão da riqueza cultural, política e histórica local inserida em um único material.

 “Escolhi essa data, 17 de janeiro, para fazer o lançamento do nosso Livro, ‘Raízes de Padre Marcos’, em homenagem ao nosso Padre Marcos de Araújo Costa, sacerdote, político, foi 4 vezes vice-presidente da Província do Piauí, fazendeiro e acima de tudo, era educador. Por tanto, um personagem de primeira grandeza. Bem feitor do sertão, de muita importância no cenário político daquela época. Retratamos sim os pormenores do nosso lugar, desde a criação da Fazenda Boa Esperança, passando pelo processo emancipatório, suas lideranças da época. Registramos acontecimentos político-administrativo nesse livro, histórias de famílias tradicionais, história de familiares. Falamos de homenagens feitas para diversas personalidades. Registramos diversos acontecimentos na criação dos nossos povoados. Registramos a criação, a delimitação e denominação de bairros” pontuou o autor, destacando ainda detalhes nas homenagens quando na nomeação de bairros, vias e prédios públicos.

O vice-prefeito trouxe ainda a público, em sua fala, alguns trechos de destaque do seu livro, como o histórico do Padre Marcos, fazendo também um apanhado de outras grandes personalidades locais, que trazem a grandeza, a importância de sua obra para as gerações futuras.

Na sequência, inspirada no resgate histórico da trajetória destes 55 anos do município, a Câmara Municipal de Vereadores homenageou, pela primeira vez com a “Medalha Padre Marcos”, cerca de 17 pessoas dentre ex-líderes e personalidades locais que ajudaram no progresso do município, trazendo a cidade ao local de destaque e exemplo de desenvolvimento visto e reconhecido hoje por toda região.

“Nós, enquanto agentes públicos que somos e merecedores que fomos da confiança do povo, para representa-los, assim como atores da sociedade devemos, todos nós, guardar em sua tradição os fatos e nomes que fizeram e que continuam fazendo história. Esta é a razão e o objetivo desta noite. Tentamos resgatar e reconhecer, fazer registro para a posteridade, de nomes e personalidades que se doaram em seus esforços para a criação e engrandecimento desta cidade. Por tanto, é com muita alegria, que procedemos através de um ato do nosso prefeito, a entrega, pela primeira vez na história, da medalha Padre Marcos, para os nossos ex-prefeitos e demais personalidades que de algum modo contribuíram com o desenvolvimento do nosso município”, explicou o vice-prefeito Valdo Benedito.

Dentre os homenageados, agraciados com a Medalha Padre Marcos, estavam: o ex-prefeito de Padre Marcos, Sr. Vito Antônio de Macedo, de 84 anos; o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Padre Marcos, Adelmar Abimael Alencar, residente atualmente em Francisco Macedo; O médico e ex-prefeito de Padre Marcos, Francisco Luis de Mâcedo, ( In memoriam); o primeiro vice-prefeito de Padre Marcos, e também ex-prefeito da cidade, Afonso Moura Macedo (In memoriam); o ex-prefeito de Padre Marcos dos anos de 2005 a 2012, José de Fátima Araújo Leal ( Zé Melado);  o ex-prefeito Raimundo Francisco Vieira; o advogado e ex-deputado estadual, Humberto Reis da Silveira (in memoriam); o ex-prefeito Lucinete Macêdo Araújo (Netinho); o então Agente Postal Telegráfico do povoado Boa Esperança e Presidente da CNEC em Padre Marcos, Gilson de Carvalho Dantas; o ex-deputado estadual, Homero Castelo Branco; o poeta, radialista e autor do hino de Padre Marcos, Antônio Gomes de Sousa (Jurdan); o Deputado Estadual, Georgiano Neto; o ex-prefeito José Jubelino de Macêdo; o primeiro prefeito de Padre Marcos, Anísio Bento de Carvalho ( in memoriam);   o ex-prefeito de Padre Marcos, José de Moura Leal ( in memoriam); e o ex-prefeito Vicente Oliveira Lobo ( in memoriam).

Em seu discurso, o ex-deputado estadual Homero Castelo Branco ressaltou um pouco da grandiosa história do município de Padre Marcos. “Quantas paixões, quantos desafetos nós tivemos aqui quando jovens, e hoje já mais amadurecidos nós estamos aqui para valorizar, valorizar também o que os prefeitos fizeram aqui nesses 55 anos, cada um sucedendo ao outro, onde todos eles contribuíram para o engrandecimento desta terra. Eu queria falar aqui também que a colonização do Piauí e o nosso surgimento do Brasil foi em 1500, e nós só viemos descobrir o Piauí com as famílias 1718. […] Francisco de Araújo Costa veio morar aqui, e já trazia com ele seu filho, Padre Marcos de Araújo Costa, que foi uma figura fantástica […] A primeira coisa que Francisco Araújo Costa fez aqui, foi fazer a casa grande, desta casa grande ele fez anexo a Igreja, e Francisco também fez a primeira escola, e ele foi o primeiro professor do Piauí, e aqui inclusive estudou, por aqui estudou, então nos temos aqui essa grande responsabilidade que é o município ter nascido em torno de uma escola”, disse o ex-deputado.

O Deputado Estadual, Georgiano Neto, em sua palavra, falou sobre sua parceria com o município e com as lideranças políticas da região, destacando que o trabalho continua para trazer mais melhorias para os municípios.

“Hoje o nosso sentimento é um sentimento de gratidão, já fui o deputado mais votado aqui do município nesta eleição, mais de 2200 votos, o Deputado mais votado na história do Piauí, e isso só aumenta o nosso compromisso, a nossa responsabilidade, que com certeza nesse próximos quatro anos vamos fortalecer cada vez os vínculos com o município de Padre Marcos. Essa região temos vários amigos nos municípios vizinhos, Prefeito Neném de Edite de Jaicós, Prefeito Edilson, Prefeito Nonato, várias lideranças politicas da região, região que me sinto muito a vontade, que temos criado uma identidade muito forte nos municípios, e várias ações já foram realizadas e ainda serão realizadas através do nosso trabalho, então queria deixar o nosso abraço e o nosso agradecimento”, disse o deputado.

Em seu discurso, o Prefeito Valdinar Silva falou sobre o legado que os ex-prefeitos, e demais homenageados com a medalha Padre Marcos, deixam para o município. “Quero aqui dizer do orgulho de fazer parte dessa história, do orgulho de poder contribuir para o engrandecimento e a valorização de todos que por aqui passaram, que deixaram sua história, seu legado, e tudo de bom que foi feito por nosso município, que é o que a gente deixa, são os legados do dia a dia. Quero aqui falar que essa honra, essa medalha que cada um recebeu, além de contribuir de forma politica para o crescimento do nosso município, onde cada um de vocês deixou um legado, sua história, e isso que é importante, porque são 55 anos de emancipação politica, e para que o município esteja dessa forma é só pegar a biografia de cada um, para ver a realidade e a vivência de cada um, e vê tudo que fizeram por essa cidade”, finalizou o Prefeito.

Estiveram presentes no momento, toda a Câmara Municipal de Vereadores de Padre Marcos; Prefeito Valdinar Silva, além de secretários; Deputado Georgiano Neto, prefeitos da região como: Prefeito Neném de Edite do município de Jaicós – PI,  Prefeito Toninho, da cidade de Caridade do Piauí; Prefeito Edilson Brito de Vila Nova do Piauí; Prefeito Nonato Alencar de Francisco Macedo- PI, e todos os ex-prefeitos em vida que foram homenageados estiveram presentes, além de autoridades eclesiásticas do município, e sociedade em geral.

A festa dos 55 anos de emancipação de Padre Marcos foi encerrada na noite desta quinta-feira (17) com a grande atração nacional, a cantora Márcia Fellipe, além do cantor local Lamarck e da banda Sorriso de Menina, que atraíram um enorme público em praça pública.

 

Confira as imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.