PADRE MARCOS | Assistência Social participa de capacitação estadual do programa ‘Criança Feliz’
O ‘Criança Feliz’ vem no intuito de aumentar a atenção às crianças de 0 a 3 anos, crianças de 0 a 6 anos com deficiência, gestantes e crianças em abandono através de visitas nas residências para constatação de problemas de cunho social e os devidos cuidados para melhoria da qualidade de vida deste público alvo.
Sarah Maia em 11 de julho de 2017
Durante a última semana, de 03 a 08 de julho, a coordenadora do ‘Criança Feliz’ em Padre Marcos, a assistente social Alexandra Modesto, esteve na capital Teresina para o importante encontro de capacitação dos gestores locais sobre o programa, em um evento promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social/SASC.
Após o primeiro encontro, realizado em maio deste ano, cujo objetivo foi repassar as informações preliminares referentes ao ‘Criança Feliz’, a SASC promoveu esta etapa de capacitação, já em mais um passo para atingir o pleno funcionamento do programa em todos os municípios.
O programa novo do Governo Federal está em adaptação no Piauí, necessitando o entendimento dos gestores nos municípios parceiros para desenvolvimento com eficiência. Neste sentido, a capacitação, direcionada aos supervisores municipais do programa e aos visitadores, tratou temas como o planejamento e a realização da visita domiciliar; os aspectos gerais do programa; a importância da primeira infância; a construção das propostas e guia de visita; além das orientações sobre visita domiciliar às gestantes, às crianças afastadas do convívio familiar, às famílias com criança com algum tipo de deficiência e a abordagem sobre a prática de campo.
O ‘Criança Feliz’ vem no intuito de aumentar a atenção às crianças de 0 a 3 anos, crianças de 0 a 6 anos com deficiência, gestantes e crianças em abandono, promovendo visitas nas residências para constatação de problemas de cunho social e os devidos cuidados para melhoria da qualidade de vida deste público alvo.
Considerado pelo prefeito Valdinar Silva uma ferramenta de extrema importância para o fortalecimentos das políticas públicas junto as crianças, o programa deverá ser anunciado oficialmente em breve pelo gestor, o qual está oferecendo todas as condições e apoio para o desenvolvimento do mesmo.