PADRE MARCOS | Palestras sobre a história do município e o combate ao racismo marcam primeiro dia da 2ª Jornada Pedagógica 2019
Sarah Maia em 06 de agosto de 2019
Na última segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, cujo secretário é Eraldo Gomes, iniciou suas atividades do segundo semestre letivo de 2019 com importantes palestras levadas aos professores. Além dos educadores, também participaram da ocasião de abertura membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF (2017-2020), alunos representantes das escolas municipais e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), tendo em vista que a oportunidade das temáticas apresentadas foi mais uma ação para conquista do Selo.
Abrindo as atividades, o convidado Prof. Dr. Lourenilson L. Sousa, ministrou a palestra “Padre Marcos e a Escola Boa Esperança: instituição oitocentista de um mestre singular”, onde foi apresentada um pouco da história do Padre Marcos de Araújo Costa, cujo nome batiza o município. Padre Marcos foi um ícone do ensino no Piauí, por tornar a Fazenda Boa Esperança, a época território de Jaicós, um berço da educação no estado. Em detalhes, o palestrante trouxe “A história da educação jaicoense: dos primeiros aldeamentos ao ginásio Padre Marcos”, sendo esta sua dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências e Educação da Universidade Federal do Piauí.
Na sequencia, foi a vez do pedagogo da rede municipal de ensino de Picos, o professor da rede municipal de ensino de Floriano, o Esp. Antônio Benevaldo dos Santos, que ministrou uma palestra com o tema “Por uma infância sem racismo”.
Com as temáticas trabalhadas aos presentes, além de levar grande riqueza cultural aos estudantes e aos professores, verdadeiros multiplicadores do conhecimento, o município também trabalhou a obrigatoriedade da implantação da Lei 11.645, cujo objetivo é levar esta temática para as escolas, como explicou em entrevista o secretário Eraldo Gomes.
“Desde que o prefeito Valdinar Silva assumiu a gestão, toda equipe tem tido essa preocupação em trabalhar com os profissionais, com os professores, para que eles possam levar esse conhecimento para a sala de aula e trabalhar todo tipo de combate ao racismo e preconceito. Nós já tivemos um projeto grandioso no ano passado, o projeto da cultura afro-brasileira, que foi realizado a nível de Secretaria, onde foram envolvidas todas as escolas do município. E agora, a gente não podendo esquecer, deu continuidade a esse trabalho que é uma das metas do Selo Unicef. É um dos resultados sistêmicos que o Selo Unicef cobra, essa questão da inclusão dessa Lei nas escolas e que ela possa ser trabalhada”, detalhou o secretário ao Portal Piauí em Foco.
Sobre a rica palestra com a temática do Padre Marcos de Araújo Costa, o secretário detalhou o objetivo da gestão em resgatar, para pleno conhecimento das gerações futuras, as questões culturais que norteiam a origem do município, com planos de implantação de um Museu do Padre Marcos, onde serão expostos objetos da época diretamente ligados ao fundador da cidade, além de expor informações diversas da história local.
“O prefeito Valdinar tem em mente, juntamente com o vice-prefeito Valdo e toda gestão, de construir o museu de Padre Marcos. Ele solicitou de nós, de toda Secretaria de Educação, que fizesse esse trabalho, que pudesse mobilizar as escolas para desenvolvermos no final do ano um projeto onde fosse possível resgatar tudo que tinha na época da escola Boa Esperança. Esse foi o pontapé inicial para a gente começar a trabalhar e, no final de novembro para dezembro, a gente estar com um projeto a nível de município para desenvolver juntamente com as escolas e tentar buscar, resgatar peças antigas do Padre Marcos, conhecer mais a história para que nós possamos montar esse museu”, explicou o secretário.
Além das presenças já referenciadas, também participou do momento secretários municipais e em especial, o vice-prefeito Valdo Benedito, um dos grandes historiadores locais e dos maiores incentivadores da divulgação da história do município que teve uma participação especial onde levou mais informação e conhecimento aos presentes.
Confira as imagens!
Fotos: Cleidiano Henrique