Padre Marcos: População cobra e vereadores se mobilizam para solucionarem problemas no abastecimento de água no Riacho do Padre!
Cleidiano Henrique em 22 de setembro de 2021
Na manhã da última segunda feira 20/09 o vereador presidente da Câmara de Padre Marcos, Irmão Adão, esteve na capital Teresina, levando o REQUERIMENTO EM CONJUNTO N°001/2021 aos Gabinetes dos deputados Estaduais Georgiano Neto (PSD) que é apoiado pelo prefeito Valdinar Silva e suas lideranças, lá foi recebido pela Rosane assessora do Gabinete, no Gabinete do deputado Franzé Silva (PT) que é apoiado pela vereadora Hilda Anália, lá foi recebido pela Isabela assessora do Gabinete, no Gabinete do deputado Francisco Lima (PT) que é apoiado pelo vereador Jose Bonifácio, lá foi recebido pelo assessor João Felipe, no Gabinete do deputado Henrique Pires (MDB) que é apoiado pelo empresário Sebastião, recebido pelo Cleilton chefe de gabinete. No Gabinete do deputado Pablo Santos (MDB) que é apoiado pelo vereador Ronald Martan, foi entregue o requerimento. A vereadora Carla Macedo entregou pessoalmente o referido requerimento ao seu deputado Hélio Isaías (PP). Também foi entregue o requerimento na Sede da AGESPISA em Teresina – PI.
REQUERIMENTO EM CONJUNTO N°001/2021, vem em conjunto os vereadores Irmão Adão presidente (PSD), Iranildo Francisco Vice-presidente (PSD), José Bonifácio primeiro secretário (PSD) e Manoel Francisco (Neli) segundo secretário (PSD), Helton João (PSD), Hilda Anália (PSD), Antônio Chiquinho (PSD), Ronald Martan (PP) e Carla Macedo (PP). Com assentos nesta casa, vêm na forma regimental, REQUERER que depois de ouvido o plenário, a presidência juntamente com a mesa diretora desta casa, seja enviado oficio à autarquia AGESPISA-
AGUAS E ESGOTOS DO PIAUI S/A. Justificativa; para que com urgência busque soluções para pôr fim ao recorrente problema no sistema de abastecimento de água do Povoado Riacho do Padre, Padre Marcos/PI. É de conhecimento de todos que atual sistema conta com amis de 20 anos e não obteve ampliação para acompanhar o desenvolvimento desta localidade, haja vista que a tubulação empregada é de 40 mm, onde deveria ser empregada uma de no mínimo 100 mm.
Moradores do povoado Riacho do Padre relatam as dificuldades enfrentadas com a falta de agua nas torneiras; Anatalia Zenilta Leal disse; “as dificuldades são várias, pagamos a taxa e não temos agua nas torneiras, aí pagamos mais uma vez as pessoas que vendem agua, para fazer tudo na casa, comida, beber, enfim para todos os usos, ninguém vive sem agua, nós esperamos solução com esse requerimento dos vereadores, finalizou”.
Pedrina da Silva Sousa, também relatou as dificuldades; “ a falta de agua aqui no riacho é um dos maiores problemas, tem casas aqui que a meses não chega agua nas torneiras, eu já fui lá no escritório da Agespisa várias vezes, relatei o problema e até o momento nada de solucionarem e falta agua pra tudo, lavar roupa, tomar banho, cozinhar, as pessoas recorrem a comprar agua a terceiros, agente que trabalha com salão de beleza é uma dificuldade só, todo mês a gente paga o talão de agua e cadê a agua ?”.
A AGESPISA através do perfil no Instagram respondeu a um questionamento feito por um jovem Padremarcoense (Ozéias): “A Agespisa faz manobras técnicas no sistema de abastecimento para distribuir a agua de forma mais equilibrada no povoado Riacho do Padre. A irregularidade do fornecimento atinge a parte alta da comunidade e para solucionar esta situação, a empresa estar elaborando um projeto que inclui substituição de tubulações e interligação de reservatório. Após a conclusão do projeto as ações serão executadas o mais breve possível”.