PADRE MARCOS| Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde promove capacitação para profissionais com palestra sobre hanseníase e tuberculose
A capacitação foi conduzida pelo palestrante, o Enfermeiro especialista Gilberto, que debateu e tratou com os profissionais da saúde de Padre Marcos sobre as duas doenças citadas.
Administrador em 18 de março de 2019
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Padre Marcos – PI, que tem a frente a Secretária Maria Lucia, esteve promovendo na manhã desta segunda-feira (18) uma capacitação para profissionais da saúde do município, onde foram debatidas as doenças hanseníase e a tuberculose.
A capacitação foi conduzida pelo palestrante, o Enfermeiro especialista Gilberto, que debateu e tratou com os profissionais da saúde de Padre Marcos sobre as duas doenças citadas.
Em entrevista ao repórter do Portal Piauí em Foco, o palestrante e enfermeiro Gilberto falou sobre o convite da Secretaria de Saúde de Padre Marcos para estar presente falando um pouco sobre as doenças.
“A coordenação da secretaria nos convidou para falar um pouco sobre a atenção básica, e estamos aqui hoje falando hoje sobre a hanseníase […] A hanseníase é uma doença milenar, a história da hanseníase é longa, e a gente precisava avançar nesse diagnostico […] quem mora no Piauí tem seis vezes mais chances de pegar hanseníase, o Piauí é o segundo do nordeste em numero de casos, e o Brasil é o primeiro nas Américas e o segundo no mundo em casos de hanseníase”, disse o enfermeiro.
De acordo com o palestrante, para que se avance no diagnóstico das doenças, é necessário que haja o treinamento das equipes de saúde, e segundo o mesmo, o momento serviu para debates, trocas de ideias, e para tirar dúvidas sobre as respectivas doenças.
O palestrante, ainda em sua palavra, aproveitou para esclarecer um pouco mais sobre a hanseníase. “A hanseníase é uma doença da camada menos privilegiada da sociedade. Por exemplo, nós fizemos a pesquisa em Picos e está na periferia da cidade (local com maiores casos). A hanseníase passa de pessoa para pessoa, então são pessoas que moram três, quatro pessoas na mesma casa, que só tem um quarto, que dorme todos juntos, e isso facilita a transmissão dessa doença, então esse são os fatores. Problema de hanseníase não é só um problema de saúde, mas é um problema de educação, de infraestrutura, de qualidade de vida. A partir do momento que se aparelha a sociedade com qualidade de vida, educação e moradia, consequentemente deve melhorar a questão da transmissão da doença”, afirmou o enfermeiro Gilberto.
Após esclarecimento sobre a hanseníase, o enfermeiro destacou um pouco sobre a tuberculose e do papel do mesmo em trazer mais informações sobre a doença para os profissionais da saúde de Padre Marcos. “A tuberculose é uma doença que é muito mais contagiosa que a hanseníase, apesar da hanseníase ter muito mais preconceito […] O nosso papel hoje é trazer informações para atenção básica buscar os casos, sejam de hanseníase ou tuberculose, quanto mais a atenção básica buscar, trabalhar esse tema, fazer buscativa, fazer educação em saúde, mais casos serão diagnosticados rapidamente para serem tratados”, concluiu.
Estiveram presentes na capacitação, a Secretária de Saúde, Maria Lucia; Coordenadora de Saúde, Milena Valdinéia; além disso, os profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e demais funcionários também estiveram participando.
Confira as fotos: