Padre Marcos| Unidade Escolar Davi Severiano realiza I Feira de Ciências e Chá literário no povoado Riacho do Padre
Administrador em 16 de novembro de 2018
A Unidade Escolar Davi Severiano do povoado Riacho do Padre, município de Padre Marcos-PI, esteve realizando na última segunda-feira (12) e terça-feira (13), respectivamente, a I Feira de Ciências com o tema “Ciência e Saúde” e o projeto Chá literário, doce sabor da leitura.
A I Feira de Ciências da Unidade Escolar abortou temas como a importância da alimentação saudável, da atividade física, sobre os alimentos prejudiciais à saúde e consequências do sedentarismo para a saúde da população. Na oportunidade, os alunos do Davi Severiano montaram apresentações, com cartazes e diversos outros métodos para exporem todo o material e tecerem explicação sobre os variados temas citados.
Em seguida, já na terça-feira (13) a Unidade Escolar Davi Severiano realizou o II Chá literário, doce sabor da leitura. Na ocasião, foram feitas diversas atividades educacionais visando uma melhor qualidade de ensino. Os dois momentos contaram com a participação dos professores e da equipe gestora da Unidade, pais, alunos e equipe da Secretaria de Educação de Padre Marcos.
Em seu discurso, o Secretário de Educação, Eraldo Gomes, falou sobre o empenho dos alunos e de toda a equipe gestora da Unidade Escolar. “Nessa primeira feira de ciências e saúde a gente pode perceber o quanto esses alunos aprenderam com esse projeto, visitando as salas, vendo todos os alunos preparados, todo aluno sabendo realmente explicar o que tinha aprendido em sala de aula, um fruto belíssimo do trabalho dos professores, da equipe gestora e de todos que fazem essa Unidade Escolar. Dizer que estamos encantados com esse projeto, quando eu recebo convite para participar de um evento no Davi Severiano eu já venho com a certeza de que grandes coisas iremos encontrar, e hoje não foi diferente, a escola realmente está bem preparada, abriu as portas pra comunidade, para os visitantes, para os pais, para mostrar esse belíssimo trabalho que vem desenvolvendo na escola”, disse o Secretário.
O Secretário destacou ainda que a escola receberá uma novidade, ainda não revelada pelo mesmo, enfatizando ainda mais o trabalho educacional da Unidade. “Eu não posso entregar o “ouro” (a novidade) agora, mas nós temos essa novidade para revelar para o Davi Severiano, que vai ser mais para o final do ano, o que nos deixa muito felizes enquanto gestão municipal. Então é uma escola que vem nos orgulhando pelo trabalho que vem desenvolvendo, não desmerecendo as outras, que também são excelentes, mas vem fazendo um bom trabalho, vem fazendo com que a educação no nosso município venha crescendo, e devemos tudo isso a equipe que nós temos, quando montamos a equipe aqui no Davi Severiano foi com esse objetivo, com essa perspectiva, de que o Davi Severiano iria mudar a realidade do Riacho do Padre, como realmente vem mudando”, frisou.
A Secretária de Administração, Thuany Mikaela, destacou sua felicidade em estar presente na feira, como também frisou o empenho dos alunos com o projeto. “Dizer para vocês que é um imenso orgulho está participando da primeira feira de ciências do Davi Severiano, dizer também que um evento como esse é muito rico, rico para nossas crianças, para nossos adolescentes, paras famílias, para os pais e professores, eu comentava com um professor quando eu cheguei aqui, que os professores e toda a equipe gestora estavam de parabéns, e o professor me disse que quem estava de parabéns eram os alunos, porque quem fez tudo isso foram os alunos, então que bom que temos estudantes empenhados em projetos como esse da feira de ciências”, disse a Secretária.
Em sua fala, a Secretária ainda falou sobre o Prefeito Valdinar Silva não poder estar presente, já que estava na capital Teresina. “O Prefeito Valdinar ficou muito triste por não poder estar aqui, mas dizer para vocês que ele mandou a gente vim aqui para trazer essa mensagem, o abraço dele, e dizer que podem contar com a equipe gestora da Secretaria de Educação, como também com o apoio do Prefeito Valdinar, que ele também sente prazer e orgulho em ver a nossa população cada vez mais tendo qualidade de vida, então é em prol disso que a gestão do prefeito Valdinar vem trabalhando”, finalizou.
A aluna do 8º ano da Escola Davi Severiano, Karine, explicou sua participação no projeto e sobre o tema que a mesma tratou. “Eu expliquei sobre os problemas causados pelo sedentarismo, que é obesidade, perda de massa muscular, baixa resistência orgânica, dores articulares e musculares, pressão alta, alto nível de estresse, má postura e problemas cardiais, então para você não ser um sedentário, você tem que praticar atividades físicas, como fazer caminhadas, correr, nadar, jogador futebol entre outros”, disse a aluna.
O Diretor da Unidade Escolar Davi Severiano, Domingos Alfredo, falou sobre os temas que foram abordados ao longo da I Feira de Ciências. “O cronograma do projeto contou com oficinas, e apresentações de diversas produções no campo da saúde, para facilitar o entendimento da mensagem que queríamos passar por meio desse projeto de ciências. A escola tratou de dois assuntos primordiais para ter uma saúde de qualidade, que foram sobre a alimentação saudável e a prática de esportes. Nós entendemos que precisamos de projetos como esse, de ações como essa nas escolas, para nós podermos passar essa mensagem para as pessoas, para podermos melhorar mais a nossa qualidade de vida”, disse o Diretor.
Confira as imagens: