Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Em Padre Marcos, mais de 150 famílias são beneficiadas com alimentos da agricultura familiar via compra direta pelo PAS

em 21 de maio de 2021

Prefeitura de Padre Marcos compra frutas e verduras de agricultores locais e entrega a famílias carentes

A prefeitura de Padre Marcos realizou na manhã dessa sexta-feira, 21/05, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a distribuição de produtos alimentícios orgânicos para cerca de 50 famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, (SCFV) do CRAS. Ao todo, mais de 150 famílias serão beneficiadas com os produtos adquiridos via compra direta.

Estiveram presentes na ação o prefeito Valdinar Silva, a Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide, o vereador Bonifácio Dias e a orientadora do SCFV, Josivania.

A iniciativa provém do PAS (Programa de Alimentação Saudável) do Governo Estadual que é um programa de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que atua dentro do PRO Piauí/PRO Social, e tem como objetivo dar apoio para os agricultores familiares, que produzem alimentação sem agrotóxicos, proporcionando a venda dos produtos por um preço justo. O programa também conta com o apoio da Seplan e Emater.

Em Padre Marcos, ele é executado por meio de uma parceria com a Assistência Social do município.

Técnico da SAF, Aderaldo Aquino

Segundo explicou o técnico da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Aderaldo Aquino, o programa compra os alimentos dos pequenos agricultores familiares locais e em seguida distribui, através da Assistência Social, para as famílias mais socialmente vulneráveis:

“O PAS, é um projeto do governo do Estado em parceria com a SAF, Por meio dele os produtos são adquiridos da agricultura familiar municipal e depois distribui para a Secretaria de Assistência Social oferte as famílias em estado de vulnerabilidade. O projeto atua em seis territórios do Estado, e busca chegar na mesa de quem mais precisa, tanto os pequenos agricultores como as famílias beneficiadas, é comprado em quem precisa vender e entregue a quem precisa se alimentar”

Prefeito Valdinar Silva participa da entrega das hortaliças

O Prefeito Valdinar Silva esteve presente no ato e ressaltou que o objetivo é expandir essa ação para todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família em Padre Marcos:

“Todos os produtos são provenientes da agricultura familiar, e oriundos da produção rural aqui do próprio município, adquiridos através de um convênio com a SAF, em parceria com a nossa Secretaria de Assistência Social. Ele atenderá em torno de 50 famílias atendidas pelo CRAS, e nós sabemos que essas famílias são as que mais precisam dessa ajuda nesse momento. E além disso, a assistência social, e a Prefeitura de Padre Marcos não têm medido esforços nesse momento de pandemia para que todas as famílias do bolsa família, aproximadamente 1.600 famílias, sejam contempladas com as frutas e as cestas básicas, é uma ação nossa para atender aos que mais necessitam.” Disse o prefeito.

Prefeito Valdinar Silva, Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide e o vereador Bonifácio Dias

Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide, apontou a importância que a entrega dos alimentos orgânicos terá para as famílias do Serviço de Convivência:

“Quando surgiu essa parceria, nós priorizamos o público atendido pelo Serviço de Convivência, justamente por ser o público mais socialmente vulnerável atendido pela Assistência Social. Então, já temos um trabalho desenvolvido pela pasta com as crianças, em relação a alimentação saudável, então especialmente nesse período difícil é importante termos um olhar especial para aqueles que estão ainda mais vulneráveis” falou a Secretária.

Vereador Bonifácio Dias participa da distribuição

O Vereador Bonifácio Dias destacou como o programa beneficiará tantos as famílias atendidas pelos alimentos como os produtores rurais:

“Esse programa de alimentação saudável implementado pelo governo do Estado via a SAF, com o apoio do Deputado Estadual Francisco Limma, têm como público alvo nessa ação  as famílias do serviço de convivência. Aqui temos os alfaces, as macaxeiras, as cebolas, batatas, tudo produzido aqui na zona rural, nas localidades Estreito, Casa Nova. Então além de beneficiar as famílias carentes, isso ainda incentiva a produção agrícola do nosso município. O programa têm esses dois objetivos, beneficiar com a entrega as famílias carentes, e as famílias beneficiadas com a compra, que são as dos produtores.” Destacou.

Orientadora do SCFV, Josivania

O CRAS, através da orientadora do SCFV, Josivania, foi o responsável por mapear as famílias do Serviço de Convivência aptas a receberem os produtos. A equipe do órgão auxilia ainda na compra, separação e distribuição dos alimentos.

A ação de entrega para os primeiras beneficiados seguiu todos os protocolos de biossegurança da covid-19, como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.

Veja Imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.