Em Teresina, Prefeito Valdinar Silva protocola ofícios solicitando reparos após problemas na rede elétrica do município
Carmo Neto em 19 de abril de 2022
O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar Silva, esteve cumprindo agenda ontem (19) na capital Teresina-PI em busca de resolver problemas na rede elétrica que assolam a vida dos moradores da cidade.
O gestor protocolou um ofício na sede da empresa Equatorial Energia e no Ministério Público do Piauí (MP-PI) requerendo reparos no sistema elétrico que coloquem fim nas constantes quedas de energia e enfraquecimento da voltagem.
Segundo o prefeito, no bairro Jardim, a frequência da rede de alta tensão está abaixo de 170w, em que o normal seria por volta de 220w.
Com isso, a população sofre transtornos e prejuízos tanto na zona rural quanto na sede da cidade, como por exemplo, problemas no que se refere ao bombeamento de água dos poços tubulares e a constante queima das lâmpadas dos postes.
A raíz dos transtornos seriam dois transformadores situados na rua Francisco Vito de Macedo, um deles na área do bairro Jardim e o outro no Centro.
Um desses transformadores fornece eletricidade para cerca de 150 casas e ambos não suportam mais as demandas das residências.
“Vale citar, inicialmente, que os transformadores de energia dos bairros Centro e Jardim, não têm mais capacidade de atenderem a demanda de energia elétrica, gerando a queda de energia em todas as residências, endereços, pontos comerciais e na iluminação pública desses bairros” justificou a prefeitura no ofício apresentado.
O prefeito Valdinar Silva ainda cobrou celeridade da resolução do problema:
“Ressaltamos que, caso não seja resolvido esses problemas em tempo célere e hábil, não haverá outros caminhos que seja a tomada de providencias judiciais para seu cumprimento.”
“Se a Equatorial não resolver esse problema quando for nos meses mais quentes nós vamos ficar sem energia. Já estamos com apenas 40% da demanda necessária, com problemas na eletricidade, e a tendência é que o prejuízo aumente. Já contamos mais de 22 lâmpadas queimadas e é um grande transtorno para o município e para as famílias.” explicou o prefeito.