Maio Laranja: Prefeitura de Padre Marcos realiza passeata de conscientização sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Cleidiano Henrique em 18 de maio de 2022
A prefeitura municipal de Padre Marcos, por meio da secretaria de Assistência social, realizou na manhã dessa quarta-feira, 18 de maio, uma passeata alusiva a campanha Maio Laranja – Mês de conscientização a proteção e combate da violência sexual de crianças e adolescentes.
Assistentes Sociais, membros do CRAS e do Conselho Tutelar, e crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) percorreram as principais ruas do centro da cidade com o objetivo de chamar atenção da população para a causa. O secretário de educação, Eraldo Carvalho, e a secretária de assistência social, Maria Lucicleide, também presenciaram a ação.
Maio Laranja
18 de Maio é o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo em um crime que permanece impune.
A secretária de assistência social, Maria Lucicleide, falou sobre a importância da iniciativa:
“Foi trabalhado com as crianças e adolescentes do serviço de convivência, foram feitas oficinas informativas. E hoje tivemos uma mobilização maior, pra conscientizar e chamar a atenção da sociedade sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes, pois é um dever de todos!” disse a secretária.
A Psicóloga Vanessa Marques explicou a diferença entre abuso e exploração sexual:
“O abuso ele acontece quando um adulto usa o corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já na exploração sexual as crianças e adolescentes são usados como ferramentas de lucro ou troca”
A psicóloga explicou ainda que a violência pode ocorrer, sobretudo, no ambiente familiar, com vítimas de qualquer idade. Vanessa ainda pediu que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais que as vítimas podem apresentar:
“Fiquem atentos a sinais como as mudanças repentinas e excessivas de humor com tristeza, raiva e ansiedade, comportamentos desajustados, queda no rendimento escolar, brincadeiras erotizadas. Fiquem atentos! Conversem com seus filhos! A Educação sexual é fundamental para que as crianças e adolescentes consigam identificar e se proteger da violência sexual”
Denuncie!
Em casos de violência sexual, é necessário que as pessoas denunciem para interromper os abusos, proteger as crianças e os adolescentes e garantir uma plena assistência médica e psicológica às vítimas.
Fique atento ao comportamento das crianças e, se suspeitar ou souber de algum caso de violência sexual contra crianças e adolescentes, denuncie. A sua atitude pode mudar uma vida.
O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias. As ligações são anônimas e o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente para o Conselho Tutelar de Padre Marcos-PI.
Veja imagens!