Padre Marcos 58 anos | Prefeitura municipal realiza inauguração de obras e entrega de veículo; Câmara dos Vereadores concede títulos de cidadania em comemoração ao aniversário de emancipação política
Carmo Neto em 18 de janeiro de 2022
O município de Padre Marcos celebrou o seu 58° aniversário de emancipação política comemorado nesta segunda-feira, 17 de janeiro. A programação da festividade teve início no último sábado (15) e contou com atividades cívicas, esportivas, religiosas e políticas.
Durante a tarde de ontem (17), a prefeitura municipal de Padre Marcos realizou a entrega de premiações para as equipes vencedoras das competições de vôlei, futsal feminino e futsal masculino. Logo após, o prefeito Valdinar Silva, juntamente com sua equipe, realizaram o sorteio do IPTU Premiado. 16 pessoas que quitaram o seu imposto no prazo estabelecido foram contempladas com a entrega de brindes como: sanduicheira, panela elétrica, fogão e prêmios em dinheiro.
Nesse momento, o prefeito Valdinar recebeu o deputado estadual Georgiano Neto e o deputado federal Júlio César juntamente com suas comitivas. O parlamentar, Georgiano, recebeu uma homenagem da prefeitura municipal pela sua atuação na Assembleia em prol da cidade.
Além do gestor, estiveram presentes na ocasião a comissão organizadora do IPTU Premiado, a primeira-dama Edilene Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Irmão Adão, assim como secretários, demais vereadores e servidores municipais.
Na presença do deputado estadual Georgiano Neto e o deputado federal Júlio César, o prefeito Valdinar Silva realizou a inauguração oficial de 5.000 metros de calçamento construídos em varias ruas da cidade. As autoridades ainda deram o pontapé inicial para a construção de 10.000 metros de asfalto em 10 vias de Padre Marcos.
Logo após, a gestão municipal ‘Compromisso e Trabalho’ entregou um veículo modelo FIAT Uno 0km destinado para os serviços de locomoção da prefeitura. Em seguida, foi a vez da inauguração da praça Francisco Antônio de Carvalho. O nome do local foi escolhido por meio de uma iniciativa do vereador Antônio Chiquinho para homenagear o ex-vereador Chico Carvalho.
Ivanelda Carvalho, filha do homenageado, falou sobre esse tributo e agradeceu pelo reconhecimento a história do seu pai:
“Meu pai gostava de estar nesse lugar, sempre quis estar aqui. E nós só temos a agradecer por esse momento, essa homenagem é especial para todos nós, nos faz sentir a presença do nosso pai e ele está imortalizado como um pai maravilhoso, um chefe político respeitável, e por isso agradeçemos ao prefeito Valdinar Silva, ao meu primo vereador Antônio Chiquinho e toda a Câmara Municipal” disse
A nova praça dispõe de um moderno sistema de iluminação e monitoramento por câmeras de segurança. No local ainda foi instalada uma academia pública de saúde.
Por fim, Valdinar Silva inaugurou os portais da entrada da cidade. Os cartões postais do município recepcionam todas que chegam e saem de Padre Marcos por meio da PI-243.
“Agradecemos a essa parceria com os deputados Georgiano e Júlio César por tudo que tem feito pela nossa cidade de Padre Marcos. Esse é um ano de trabalhar diuturnamente para honrar e contribuir com a terra da boa esperança. Já temos empenhada uma retroescavadeira a disposição para limpar os 400 barreiros e reservatórios do município e uma série de investimentos colocados na nossa cidade nas mais diversas áreas” disse o prefeito.
O deputado federal Júlio César falou sobre a alegria em prestigiar as comemorações alusivas ao aniversário da cidade:
“Como deputado federal eu posso imaginar a importância da emancipação desse município para melhorar a vida da sua gente. Com certeza, são 58 anos de ascendência, melhorando as condições de vida da população nas áreas da educação, saúde e principalmente na atual gestão do Valdinar Silva com o apoio de todos e do deputado Georgiano Neto. Com certeza estaremos aqui no aniversário de 59 anos”
Entrega de títulos de cidadania
Encerrando a celebração pelos 58 anos de emancipação política e administrativa de Padre Marcos, a Câmara Municipal dos Vereadores promoveu uma Sessão Solene onde entregou títulos de cidadania padre-marcoense. A cerimônia ocorreu na Quadra Poliesportiva Antonio Vito de Macedo.
Os 25 homenageados são pessoas naturais de outros municípios e estados que contribuem ativamente com a sociedade e prestam relevantes serviços a população. Os títulos foram outorgados por meio de requerimentos apresentados na Câmara pelos vereadores. Os homenageados com os títulos de cidadania foram:
- Maria do Socorro Alencar Carvalho, Maria Auxiliadora Bento de Assis, Eliomar Nogueira, Ana Rejane Araújo Jacó Dantas, Lamark Macedo Nascimento, Fernando Amando de Sousa, Naiandra Talita de Sousa Nascimento, Expedito Alves de Oliveira, Danilo de Araújo Bezerra, Wilissandra Moura Bezerra, Erivelton Coutinho Costa, Marcelino Manoel de Sá, Nubia Maria da Silva, Georgiano Fernandes Lima Neto, Salatiel Barbosa de Sousa, Francisco Emerson Borges, Marielle Pereira de Matos, Vanessa de Macedo Marques, Manoel Francisco de Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro Sousa Alves, Edivaldo da Silva Fontes, Alan Gonçalves Sousa Viana e Waldemar de Castro Macedo Neto.
Estiveram presentes na sessao conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Irmão Adão, o prefeito Valdinar Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, os deputados Georgiano Neto e Júlio César, os secretários municipais e os vereadores Iranildo Carvalho, Antônio Chiquinho, Ronald Martan, Bonifácio Dias, Hilda Analia, Helton João, Carla Macedo e Manoel Neli.
Também prestigiaram a solenidade o ex-prefeito e procurador do município, Raimundo Vieira, o prefeito de Jaicós, Neném de Edite, o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, o prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, o prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Francisco Macedo, vereador Adonias José e demais lideranças políticas e autoridades públicas.
O prefeito Valdinar Silva reconheceu a importância e contribuição dos homenageados:
“É com muito carinho que recebemos essa entrega grandiosa de títulos de cidadania no dia de hoje, nos 58 anos de existência. É importante fazer com que as coisas aconteçam, é fazer com amor e dedicação, para que todos os dias possamos nos fortalecer para construir e transformar a vida das pessoas, seja no econômico, social, religioso e político. Quero em nome da cidade de Padre Marcos, dizer o nosso muito obrigado a cada de vocês que estão sendo homenageados, por cada contribuição para o nosso querido município. O povo só se engrandece cada vez mais com essas ações de grandeza e na vida nós temos oportunidades especiais pra agradecer como em momentos como esse. Um excelente ano com prosperidade e saúde para cada um” desejou o gestor.
O vice-prefeito Valdo Benedito homenageou em sua fala diversos segmentos da sociedade que para ele ajudaram na construção e desenvolvimento do município:
“Aqui celebramos nesta solenidade o aniversário de 58 anos de emancipação política de Padre Marcos do município de Jaicós, instalado em janeiro de 1964. Costumo dizer que eu e Padre Marcos crescemos e amadurecemos juntos e quero parabenizar a toda a cidade pelo seu aniversário, pela sua história. É oportuno homenagear também todos aqueles que ajudaram a criar, a construir e a desenvolver o nosso lugar, todos os ex-prefeitos, todos os comerciantes, a indústria de algodão que fomentou a economia local na década de 50, aos agricultores do campo, aos produtores de mandioca, milho e feijão, os criadores de gado, os vaqueiros e a todos que contribuíram de alguma maneira para o desenvolvimento do nosso torrão natal” parabenizou o vice-prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Irmão Adão, relembrou a história do município e ressaltou a importância resgatá-la:
“Hoje Padre Marcos está de festa pelos seus 58 anos de emancipação. Essa sessão solene tem o objetivo principal de contribuir para resgatar os valores históricos do nosso município. Não podemos alterar o passado, mas podemos sempre aprender com as atitudes que a história designa para que possamos construir um futuro melhor. Na fazenda de gado boa esperança, o padre Marcos de Araújo Costa construiu uma escola, um internato que em 1930 era considerada a maior e mais importante instituição secundária da província do Piauí. O trabalho que uniu Padre Marcos de Araújo Costa é fundamental para o entendimento da educação e do desenvolvimento não só da nossa cidade mas de todo o Piauí. A sua história deve ser resgatada e difundida para que seu exemplo possa inspirar as novas gerações. Somos o berço da educação e não podemos esquecer disso. Parabéns e muito obrigado a todos” disse.
Em seu discurso, o deputado federal Júlio César, falou sobre a sua ligação com o município:
“Estar aqui hoje na concessão ao 14° título de cidadania já recebido pelo meu filho, o deputado Georgiano, em seu segundo mandato é resultado de cada trabalho que ele desenvolve fazendo política o tempo todo. Sendo conhecido por todos os municípios que ele representa. Quero aqui reconhecer também as qualidades de todos os homenageados nessa noite, todos se orgulharam pois merecem esse reconhecimento de receber o título de cidadania dessa cidade que possui muita importância nessa região do semiárido nordestino. Se Padre Marcos não tivesse sido emancipada naquela época, que hoje completa 58 anos, estaria sim com certeza com um grande retrocesso na vida das pessoas.” falou.
Um dos homenageados da noite, o deputado estadual Georgiano Neto agradeceu pela concessão do título de cidadão padre-marcoense:
“Agradeço enormemente por esse 14° título de cidadania que recebo. Isso só reforça o nosso compromisso e responsabilidade de continuar trabalhando e colocando o nosso mandato à disposição do povo de Padre Marcos e de todos os municípios que representamos no Piauí. Agradeço ao povo de Padre Marcos por toda confiança desde o início da minha vida pública. Receber esse importante título traz a mim muita gratidão e a confiança de que nós possamos nos dedicar e trabalhar mais para ajudar e melhorar a vida das pessoas. Parabéns Padre Marcos e muito obrigado” disse.
Veja imagens!