Padre Marcos | Jornada Turística e Cultural reinvindica o título de berço da educação piauiense e concede identificação cultural para artistas
Carmo Neto em 25 de março de 2023
A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através da Secretaria de Cultura, realizou na noite desta sexta-feira, 24, a II Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico.
O evento aconteceu no Centro Social e contou com a participação de autoridades e artistas locais e da sociedade civil e teve como tema “Novos Rumos: Construindo a Economia Criativa e a Identidade”.
Estiveram presentes o prefeito Valdinar Silva acompanhado da primeira-dama Edilene Silva, do vice-prefeito Valdo Benedito, da secretária de Cultura, Linnara Emily e demais secretários e autoridades.
A abertura do evento foi marcada pela apresentação da aluna Kessiele Carvalho, da escola Cândida Macedo, que cantou o hino municipal.
Em seguida, o público pode apreciar a apresentação do repentista Netinho Macedo.
Um dos momentos mais esperados da noite foi a palestra do secretário municipal de cultura de Belém do Piauí, Edson Ribeiro, que abordou o tema “Lei Paulo Gustavo – uma nova realidade”.
O palestrante destacou a importância e trouxe esclarecimentos sobre a nova legislação para os artistas.
“O objetivo foi fazer uma escuta a comunidade artística com relação a Lei Paulo Gustavo, trazendo esclarecimentos. Apresentamos também o trending turístico de Padre Marcos que será capacitado pelo Sebrae em breve e lançamos o manifesto da população padremarcoense em busca do reconhecimento do termo berço da educação piauiense.” disse o palestrante.
Durante a Jornada Turística e Cultura foi lançado um manifesto que busca resgatar a história da cidade reivindica o reconhecimento do município como “Berço da Educação Piauiense”.
A iniciativa foi motivada pela história da escola administrada pelo Padre Marcos de Araújo, que funcionava na Fazenda Boa Esperança e foi um marco para a educação na região. Com o lançamento do manifesto e a valorização da história da cidade, espera-se que Padre Marcos seja cada vez mais reconhecida como um importante polo cultural e educacional do Piauí.
Por fim, a Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico encerrou-se com a entrega das carteirinhas dos agentes culturais do município, uma iniciativa da Secretaria de Cultura que visa reconhecer e valorizar os artistas e produtores culturais locais.
O prefeito Valdinar Silva reafirmou seu compromisso com a cultura e o turismo local, e destacou o investimento em ações que fortaleçam a identidade cultural da cidade:
“Estamos muito felizes em promover a II Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico em Padre Marcos. Essa é uma iniciativa importante para fomentar a cultura e o turismo na nossa cidade e estamos investindo cada vez mais nesse setor para impulsionar a economia local”, afirmou o prefeito Valdinar Silva.
O vice-prefeito Valdo Benedito também destacou a importância da Jornada para a cidade:
“Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Cultura para valorizar e incentivar os artistas e produtores culturais do município. Essa é uma forma de fortalecer a identidade histórica de Padre Marcos, berço da educação piauiense, e atrair turistas para a região”.
Imagens!