Padre Marcos realiza a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Carmo Neto em 16 de novembro de 2022
A prefeitura municipal de Padre Marcos, por meio da secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na manhã desta quarta-feira (16) a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O evento realizado em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde teve como objetivo geral mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos das crianças e adolescentes.
A conferência teve início às 07:30am, na Câmara Municipal de Padre Marcos, e contou com a presença de representantes das secretarias municipais, Sindicatos, Igrejas, do Conselho Tutelar e os Adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania e Adolescentes).
Também estiveram presentes o prefeito Valdinar Silva acompanhado da primeira-dama Edilene Silva, a secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide, a presidente do CMDCA, Vanessa Marques, a secretária de saúde, Maria Lúcia, o secretário de educação, Eraldo Carvalho, a secretária de administração, Thuany Mikaela, o ex-prefeito e procurador do município, Dr. Raimundo Vieira, e os vereadores Helton João e Iranildo Francisco.
Durante a conferência, a professora Angela Bezerra ministrou uma palestra em que discutiu os eixos de atuação para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a infância e juventude:
“Estamos discutindo a vulnerabilidade socioeconômica ocasionada pela pandemia. Trabalhamos cinco eixos que discutem as políticas públicas, a violação, participação e os recursos direcionados as políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes. Discutimos todos os pontos e fazemos as propostas que possam trazer melhorias” disse.
O prefeito Valdinar Silva destacou a importância da Assistência Social para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes:
“A conferência é para que a gente possa ver, monitorar e elaborar ações para os próximos anos da secretaria de Assistência Social, e os pilares são 03, o fortalecimento de Vínculos, o respeito aos direitos das crianças e adolescentes garantidos pela Constituição, e o planejamento de ações a qual nós iremos nos propor a desenvolver. A Assistência Social hoje é uma pasta muito importante, que trabalha em parceria com as demais.” disse.
A secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide, agradeceu o empenho e a presença de todos presentes:
“Esse nosso encontro tem como objetivo avaliar as políticas públicas que estamos desenvolvendo no nosso município bem como traçar metas e planejar as ações para o futuro. Agradeço o empenho, o apoio e a presença de todos. Sempre trabalhamos em parceria e essa conferência é contribuição desse trabalho conjunto” falou.
Veja imagens!
Fotos: Roger