Prefeitura de Padre Marcos realiza o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef (2021/2024)
Carmo Neto em 07 de dezembro de 2021
A prefeitura municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Educação em parceria com o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), realizou na manhã dessa terça-feira, 07 de dezembro, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef (2021/2024).
O Fórum Comunitário é o momento estratégico para organizar e planejar as ações de acordo com a realidade e baseadas nos dados e pontos fortes e fracos do município. E principalmente, é uma oportunidade para abrir espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições.
Para garantir essa participação popular no evento, a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF se reuniu no último dia 02/12 para preparar o evento. Logo após foram convidados representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil.
O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito, José Valdinar da Silva.
Participaram do fórum também a vice-presidente do CMDCA, Alexsandra de Sousa Modesto, A articuladora do SELO UNICEF, Gorete de Sousa Leal, a mobilizadora do NUCA, Ana Meire Macedo, o secretário da Educação, Eraldo Gomes, a Mobilizadora da Saúde, enfermeira Janaína Alencar, a secretária de administração, Thuanny Mikaella, a supervisora da Rede de Ensino e também membro da Comissão Intersetorial, Luzimar Carvalho, a assessora técnica e representante da Rede Estadual de Ensino, Lucilene Dias, a membro da Comissão Intersetorial do SELO UNICEF, Dra. Wiliane Kelly, o coordenador operacional do Busca Ativa Escolar; Avelanjo Macedo, a Presidente do Conselho Tutelar, Luana Luciene de Sousa, assim como vereadores, estudantes e demais representantes da sociedade civil.
Durante a programação, foram promovidas apresentações culturais e uma palestra sobre autoconsciência ministrada pelo enfermeiro Ezequiel Dias. Em seguida ocorreu a exibição do diagnóstico das ações desenvolvidas nos últimos dois anos na Educação, Saúde e Assistência Social de Padre Marcos.
Em sua palestra sobre autoconsciência, o terapeuta integrativo Ezequiel Dias ressaltou a importância de pensamentos positivos no cotidiano:
“Tudo que nós pensamentos emite uma vibração, precisamos pensar positivo para acessar a satisfação, alegria, o lado e luz e para percebermos a beleza de tudo que está a nossa volta, até nas coisas mais pequenas, então escolham sempre pensar positivamente, se conectando com coisas que venham a acrescentar.” disse.
Dois integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) também realizaram a apresentação do Plano de Participação Cidadã dos Adolescentes de Padre Marcos.
Por fim, os participantes do Fórum foram divididos em grupos por eixos temáticos e em seguida fizeram a socialização dos trabalhos produzidos.
O plano de Ação construído no Fórum norteará o município ao longo desta edição do Selo UNICEF, e é a partir dos diagnósticos situacionais que as Políticas Públicas serão mapeadas, para estabelecer aquelas que ainda precisam ser efetivadas.
Dentre os resultados sistêmicos que o município deve alcançar totalmente está o desenvolvimento infantil pleno na primeira infância; Educação de qualidade para todos; Hábitos de higiene e acesso a água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.
Já os eixos de impacto social que o município deve observar, estão os percentuais de: crianças de 1 ano vacinadas com a vacinatríplice viral: o percentual de alunos da rede pública do ensino fundamental que abandonaram a escola; O percentual de escolas da rede municipal com acesso adequado a água e saneamento; o percentual de adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no ensino médio; o percentual de nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos; o percentual de registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA e o percentual de famílias cadastradas no cadastro único em acompanhamento pelo paif no município.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município de Padre Marcos, assumiu o compromisso de assegurar como prioridade, políticas públicas para a infância e adolescência. Com esse objetivo, a gestão municipal do prefeito Valdinar Silva trabalha para fortalecer ações em diversas áreas:
“O nosso foco é promover o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, as campanhas de vacinação, a implementação da estratégia do Busca Ativa Escolar, a uma Educação de qualidade para todos, e assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município. Por isso, trabalhamos de forma intersetorial, usando toda a nossa força e esforço para atingir os nossos objetivos em prol das crianças e adolescentes de Padre Marcos” disse o prefeito.
Veja imagens!