Previne Brasil: Padre Marcos alcança o 1° lugar em alcance de indicadores de desempenho em sua regional de Saúde
Carmo Neto em 02 de julho de 2021
O município de Padre Marcos ficou em 1° lugar na regional de Fronteiras e em 2° lugar na macrorregião de Picos, no ranking estadual do novo programa de financiamento da atenção básica de Saúde, o ‘Previne Brasil‘, do Governo Federal, que avalia os indicadores de desempenho relativos aos serviços prestados em cada cidade.
Os dados são coletados e avaliados rigorosamente três vezes ao ano, a cada quadrimestre, a partir do acompanhamento que é feito pelo Ministério da Saúde, através do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), dentro do Previne Brasil, com parâmetros, metas e pesos do cálculo.
A nível de estado, quando foram avaliados os dados dos 224 municípios piauienses, Padre Marcos está na 11ª colocação, ficando a frente de várias cidades maiores.
Veja o ranking abaixo:
A enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica do município, Jannaina Alencar, comemorou os resultados e atribuiu aos investimentos feitos pela gestão municipal, através do prefeito Valdinar Silva, e ao trabalho em equipe desenvolvido pelos profissionais da Saúde:
“Para nós é motivo de muita satisfação pois até o ano passado nós tínhamos os resultados zerados e tivemos esse salto fenomenal, graças ao trabalho da prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, e das nossas equipes, tanto a interna de digitação, quanto aos profissionais da atenção básica de Saúde da família” comemorou.
Os indicadores mensurados na avaliação do município, foram: o I1: que é a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; o I2: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo da 1ª até a 20ª semana de gestação; o I3: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; o I4: Cobertura de exame citopatológico. Todos esses por meio da da Saúde da Mulher; o I5: que é a cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; através da Saúde da Criança; o I6: Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; e o I7: Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
Após a soma dos resultados alcançados em cada um dos indicadores, Padre Marcos atingiu o Identificador Sintético Final (ISF), de 7.41. O objetivo da Saúde ainda é atingir 100% de todos os indicadores.
Os recursos destinados pelo programa aos municípios são baseados nesses indicadores, através do cumprimento das metas estabelecidas.
Por mais que o aumento proporcional de verbas do esteja estagnado, a conquista de Padre Marcos fica ainda mais significativa quando levado em conta as limitações impostas pelo momento de pandemia, que tornou ainda mais difícil o cumprimento de todos os indicadores em todo o país.
Diante disso, o trabalho desenvolvido pela atenção básica municipal é de extrema importância para a qualidade de vida da população. Os atendimentos primários abrangem desde a saúde da criança, da mulher, do idoso, do homem, até a saúde bucal.
Dentre as atividades essenciais para a conquista, a coordenadora da atenção básica destaca a realização de reuniões mensais de produção de relatórios para avaliação do mês de trabalho anterior e planejamento do mês seguinte.