Programa Saúde na Escola leva ações de saúde a alunos da rede municipal de Padre Marcos
Carmo Neto em 31 de maio de 2023
A Secretaria de Saúde de Padre Marcos-PI em parceria com a Secretaria de Educação está realizando o Programa Saúde na Escola (PSE) que tem como objetivo promover ações de saúde nas instituições de ensino do município.
No dia 16 de maio, as atividades foram realizadas na Creche Tia Marinor e na Escola Davi Severiano, nos turnos da manhã, tarde e noite.
Já no dia 23 de maio, as ações foram levadas para as unidades escolares das localidades Barra e Canto Alegre, nos turnos da manhã e tarde.
O programa Saúde na Escola é uma iniciativa fundamental para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes de Padre Marcos-PI. Com a participação de profissionais especializados, as ações visam prevenir doenças, promover hábitos saudáveis e orientar os jovens sobre a importância de cuidar da saúde em todas as fases da vida.
O programa conta com a participação de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo o enfermeiro Esequiel e todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.
Além disso, o Dr. José Afonso, dentista, a assistente social Alexssandra, a fisioterapeuta Conceição e a nutricionista Iana estão envolvidos nas atividades.
Dentre as ações realizadas, destaca-se a saúde bucal, com a aplicação de flúor, conduzida pelo dentista Dr. José Afonso. Também foi realizada a antropometria, para verificar o estado nutricional dos alunos.
Além disso, a equipe de saúde verificou a situação vacinal dos estudantes, abordou questões relacionadas a doenças negligenciadas e promoveu práticas corporais e atividade física.
A assistente social Alexssandra ministrou uma palestra sobre prevenção ao álcool e às drogas, reforçando a importância de uma vida saudável e longe dos vícios.
Aa atividades se estenderam às escolas Tio Zezito e Tia Guida, onde a nutricionista Dra. Iana realizou a antropometria.
Jannaina Alencar, coordenadora do programa Saúde na Escola em Padre Marcos-PI, ressaltou a importância dessas ações para garantir o acompanhamento da saúde dos alunos:
“As ações serão graduais até junho, neste mês de maio trabalhamos nessas escolas com esses profissionais, visando garantir o acompanhamento de saúde para os alunos.” disse.
Imagens!