Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Vereador Sorriso é empossado e projetos de Lei são votados durante sessão da Câmara Municipal de Padre Marcos

em 29 de abril de 2023

Vereador Sorriso é empossado durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Padre Marcos

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou na noite desta sexta-feira, 28, uma sessão ordinária conduzida pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Iranildo Francisco. Também estiveram presentes os vereadores José Augusto-PP (empossado), Aldeilde Anália-PSD, Antônio Chiquinho-PSD, Emanoela Conrado-PSD, Helton João-PSD, Bonifácio Dias-PSD e Manoel Francisco de Carvalho-PSD.

Vereador Sorriso é empossado

A posse do suplente de vereador José Augusto de Sousa Macedo (O Sorriso) marcou a sessão.

Sorriso assumiu a vaga deixada pelo vereador Ronald Martan, falecido no último dia 15 de abril. Além disso, foram discutidos e votados projetos de Lei e requerimentos apresentados pelos vereadores e vereadoras do município.

Após a promulgação do decreto Legislativo que determinava a vacância do cargo, o vereador Sorriso foi empossado.

Sorriso

José Augusto (Sorriso) tem 40 anos e é natural da localidade Malhadinha, zona rural do município. Ele foi candidato a vereador em Padre Marcos nas Eleições de 2020 pelo PP, e obteve 27 votos (0,55% dos válidos), ficando na suplência.

“Eu, por minha vez, assumo hoje com profundo pesar. Quisera eu fosse de outra forma, mas Deus reserva a cada um de nós o seu destino. Todos sabem do meu sonho, desde sempre, de ser vereador ELEITO da minha cidade pelo povo daqui. Sempre sonhei. Mas, nem nos meus piores pesadelos, nunca pensei que este sonho se realizaria assim. Assumir o mandato de vereador nesse momento é um propósito de Deus. O momento é de gratidão. Eu não quero externar alegria, até mesmo não é este o meu sentimento agora, porque a vaga que estou assumido se originou após uma tragédia. Em memória do saudoso vereador desta Casa, eu quero honrar sua memória ao ocupar uma cadeira da Câmara, que é uma grande responsabilidade.” disse.

O vereador empossado também afirmou que irá trabalhar em parceria com o Poder Executivo:

“Digo também, meus amigos, que procurarei manter um relacionamento de muita harmonia com o Executivo. Sei que o equilíbrio de uma administração em prol do bem comum passa pela soberania de cada Poder e como vereador da Câmara Municipal de Pe. Marcos saberei dignificar e preservar a sua em parceria com os demais colegas vereadores. Serei parceiro sim, Legislativo e Executivo. Meu trabalho será baseado no diálogo. Nesta oportunidade, quero dirigir meus agradecimentos especiais também ao nosso Prefeito José Valdinar Silva” disse.

A ordem do dia da sessão incluiu a votação em segunda discussão do projeto de lei nº 01/2023, proposto pelo vereador Jeydson Matos de Macedo, que tem como objetivo denominar a rodovia que liga a sede do município de Padre Marcos ao Povoado Riacho do Padre como “Deputado Waldemar Macedo”. Foi discutido e aprovado também um projeto de lei do Poder Executivo que trata sobre a remuneração dos médicos em atuação e efetivos do município.

Além disso, foram apresentados e discutidos projetos do Executivo e um requerimento de autoria do Vereador José Bonifácio da Silva Dias, que solicita a inclusão de carne de ovinos e caprinos e ovos caipiras na merenda escolar da rede municipal de ensino.

A primeira pauta apresentada foi o Projeto de Lei Complementar n° 04/2023, que propõe alterações na estrutura administrativa do município. E o Projeto de Lei n° 01/2023, de autoria do vereador José Bonifácio da Silva Dias. A iniciativa autoriza o chefe do Poder Executivo e Legislativo municipal a conceder um dia de folga remunerada aos servidores públicos municipais efetivos na data de seus respectivos aniversários,

Presidente da Câmara, vereador Iranildo Francisco

A Câmara Municipal Padre Marcos enfrentou um momento difícil ao lidar com a perda do vereador Ronald Martan. O presidente da Mesa, vereador Iranildo Francisco, descreveu a situação como um momento difícil e emocionalmente desafiador, mas pediu força e fé em Deus para superá-lo. Iranildo também expressou boas-vindas ao vereador Sorriso:

“A perda do vereador Ronald Martan foi um momento difícil, presidir uma sessão fúnebre de um amigo logo após ter estado presente com ele em uma sessão ordinária com harmonia e alegre. Não é fácil mas eu pedi força e fé a Deus. Digo ao Sorriso que é um cidadão de bem e que a sua história é a de um rapaz de boa conduta, de boa valia que não deixou a desejar a este município como político e como amigo.” disse.

Hilda Anália

A vice-presidente, Hilda Anália, também expressou tristeza pela perda de um colega, mas deu as boas-vindas ao novo vereador José Augusto, prometendo trabalhar juntos pelo bem do povo.

 “Tivemos uma grande e triste perda de um colega e quero dizer para o José Augusto que seja bem-vindo a esta Casa e que vamos juntos trabalhar pelo bem do povo.” falou.

Antônio Chiquinho

O 1° secretário, Vereador Antônio Chiquinho, disse que compartilh uma amizade próxima com Sorriso e se ofereceu para ajudá-lo no que fosse necessário.

“Sou amigo do grande Sorriso, temos carinho um pelo outro e estou muito feliz por tê-lo aqui como companheiro, mesmo não sendo da forma que gostaríamos. Me coloco a disposição com toda minha simplicidade para ajudar no que precisar.” disse.

Manoel Francisco (Neli)

O 2° secretário, vereador Manoel Francisco (Neli), destacou a importância de seguir os regimes constitucionais e respeitar os suplentes convocados, enquanto continuam a promover o diálogo e o respeito mútuo na Casa.

“Seguindo os regimes constitucionais nada mais justo do que convocar os suplentes, não se sinta vereador Sorriso em momento algum rejeitado, você tem os mesmo direitos e grande significado para nós. Aqui somos uma Casa de amigos e mesmo com as discordâncias praticamos o diálogo e o respeito mútuo.”

Bonifácio Dias

O vereador Bonifácio Dias expressou sua empatia com a história do colega José Augusto, afirmando que ele também sonhou em trabalhar na Câmara para servir à população.

“Desejo ao nobre vereador José Augusto boas-vindas a esta Casa que representa o povo e as famílias. Me vi na história do colega ao sonhar com um dia estar aqui para trabalhar pela população e por isso externo o meu voto de que tenhamos um grande trabalho com harmonia, amizade e companheirismo.”

Emanoela Conrado

Por fim, a vereadora Emanoela Conrado Lima deixou uma mensagem de boas-vindas e apoio ao vereador Sorriso, lembrando a todos que a Câmara é um espaço de harmonia:

“Deixo minha mensagem para o colega Sorriso que seja bem-vindo e que Deus possa abençoar. Estou aqui de passagem licenciando um colega e que estamos em uma espaço de harmonia e que conte comigo para o que for necessário.”

Veja imagens!

Fotos:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.