PICOS | Banco do Nordeste desiste de nova agência e Itaú vai fechar as portas em abril
Instalada em Picos há seis anos, a agência do Itaú conta com três funcionários. O banco tem ainda três mil clientes de toda a Região.
Sarah Maia em 14 de março de 2017
Além de não ter ganhado uma nova agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que inclusive foi construída e funcionaria no bairro Catavento, a cidade de Picos amargará a perda de um banco. A agência do Banco Itaú da Praça Felix Pacheco, a única da Região Picoense, fechará as suas portas. O encerramento das atividades está programado para o próximo dia 03 de abril.
Instalada em Picos há seis anos, a agência do Itaú conta com três funcionários. O banco tem ainda três mil clientes de toda a Região. Uma manifestação contra o fechamento reuniu servidores e representantes da Regional do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, no último dia 09 de março.
Na oportunidade foi apresentado um abaixo assinado contra o encerramento das atividades. O objetivo é colher ao menos 1.000 assinaturas e assim solicitar uma Audiência Pública junto a Prefeitura e a Câmara de vereadores, para que essas instituições conseguiam reverter a decisão do banco.
“O que nos estarrece é que o banco não deu nenhuma explicação. Simplesmente fixaram um cartaz na porta dizendo que a partir do dia 03 de abril os clientes se dirigissem a agência na Rua Areolino de Abreu em Teresina. Esse é o banco que mais demite. Eles demitiram quase quatro mil empregados só em 2016 e os lucros do banco são bilionários. Então não justifica isso. O problema hoje é que os bancos tem uma política que busca diminuir as despesas administrativas e as despesas com o pessoal”, analisou o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários, Fábio Neiva.
Para o sindicalista, as novas tecnologias também tem sua parcela de culpa no fechamento da agência do Itaú. “Estão investindo alto principalmente nos canais da Internet, que é a chamada digitalização, e principalmente no caso do Itaú, no mobile bank, que é o banco através do celular. E isso consequentemente faz com que haja um fechamento e uma demissão muito grande nesta instituição”, explicou.
Fonte: Dia a Dia Piauí