Em Picos-PI, 137 profissionais da Saúde foram infectados pelo coronavírus
Carmo Neto em 15 de setembro de 2020
Pelo menos 137 profissionais da Secretaria de Saúde de Picos, do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) e também da rede privada foram infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia. As informações foram repassadas pela Vigilância Epidemiológica do Município. A taxa de contaminação entre os diversos profissionais que trabalham em hospitais e postos de saúde sempre foi muito alta no Brasil, uma vez que eles têm contato direto com as pessoas que estão com a Covid-19.
Desses 137 profissionais que foram infectados, 42 são enfermeiros, 36 são técnicos, 25 médicos e sete agentes comunitários de saúde. Os números deixam claro que enfermeiros e técnicos de enfermagem estão mais expostos a doença.
No Piauí, os sindicatos que representam todas as categorias que fazem os hospitais têm cobrado do governo constantemente melhores equipamentos de proteção e a realização de testes com frequência.
Sobre a testagem dos servidores da Saúde, procuramos saber se eles fazem o teste para detecção do coronavírus com frequência. Obtivemos como resposta que todos foram testados quando apresentaram sintomas referentes a Covid-19.
Nesse momento os servidores da Secretaria de Saúde aguardam o pagamento dos 40% por insalubridade justamente por estar expostos a doença. O pagamento foi aprovado pela Câmara Municipal de Picos e aguarda liberação pelos órgãos de controle da prefeitura.
Fonte: Boletim Do Sertão