Sessão da Câmara Municipal de Pio IX é marcada por cobranças por melhorias na Infraestrutura da cidade e lançamento do livro ‘Poemas Para a Vida, Imagens Para a Alma’
Cleiton Jarmes em 19 de setembro de 2023
Nesta segunda-feira, 18 de setembro, a Câmara Municipal de Pio IX-PI realizou uma sessão ordinária para debater questões cruciais relacionadas à infraestrutura e à transparência na gestão municipal. Além disso, também foi realizada uma sessão solene para lançamento do livro Poemas Para a Vida Imagens Para a Alma, da fotógrafa Rosilândia Melo.
Uma das pautas discutidas foi o Indicativo 08/2023, apresentado pelo Presidente da Casa, Vereador Carlito Pedro de Alencar, que visa abordar a necessidade de tamponamento de buracos nas ruas da cidade de Pio IX, bem como a manutenção da iluminação pública, devido à escuridão que afeta várias partes do município.
Durante o debate do Indicativo, o presidente da Câmara, Carlito Pedro, expressou preocupações quanto à falta de disponibilidade do contrato da iluminação pública desde 2021, questionando a ausência dos contratos referentes aos anos de 2022 e 2023.
“Nós temos um grave problema no município que é a falta do acesso a informação. Um portal da transparência que não está sendo atualizado, não está transparente. Um contrato com a empresa do senhor Maicon de 2021 que não sabemos quem é que cuida dessa iluminação pública, mas sabemos que o responsável é o gestor municipal, aliás, o irresponsável, pois quem deixa as ruas sem iluminação, esburacadas, cheias de mato e de lixo é no mínimo um irresponsável e não serve para governar a cidade de Pio IX-PI.” disse o presidente.
A Vereadora Domitilia Lopes ressaltou a esperança de que o indicativo não seja engavetado por ter partido de um vereador de oposição e pediu maior transparência na distribuição e instalação das lâmpadas nas vias públicas.
A vereadora também alertou para os perigos dos buracos nas estradas e criticou a falta de acesso à informação e a transparência na gestão municipal.
O Vereador Chico Luiz abordou a taxa da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) e enfatizou que os cidadãos merecem serviços públicos eficientes, incluindo uma iluminação pública de qualidade. O vereador instou a gestão a realizar melhorias na iluminação para atender às necessidades da população.
“Poemas Para a Vida Imagens Para a Alma”
Além desses importantes debates, a sessão também foi palco do lançamento do livro “Poemas Para a Vida Imagens Para a Alma”, de autoria da fotógrafa, professora e escritora piononense Rosilândia Melo, conhecida como ‘Rosa da Caatinga’. O livro é resultado de uma parceria com o escritor Frank Fortes.
Rosilândia Melo de Alencar Maia é natural de Pio IX, formada em História, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e em Educação Física, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Trabalhou como coordenadora de polo da Universidade Aberta do Brasil.
A fotógrafa teve seu trabalho reconhecido ao participar de exposições regionais e nacionais.
A sessão solene foi definida como uma ocasião que celebrou não apenas a literatura local, mas também a dedicação à preservação da identidade cultural do município.
A autora destacou seu compromisso em preservar a história e a cultura local por meio de seus relatos fotográficos e instou a necessidade de políticas públicas para o desenvolvimento cultural de Pio IX.
“Sempre investi esforços em valorizar a história da nossa gente, convocando o despertar da memória. Sempre levando em conta os elementos tradicionais da cultura local, visando a construção de um cenário de desenvolvimento da cultura de Pio IX, isso carece leis, de políticas públicas, de planejamento político. Há anos eu divulgo nossa cultura através dos nossos relatos fotográficos. O papel social da minha fotografia é problematizar.” Disse a autora em seu discurso.
A solenidade contou com a presença de familiares da autora e autoridades públicas, incluindo a ex-prefeita municipal Regina Coeli.
A ex-prefeita Regina Coeli fez questão de expressar seu apreço pelo trabalho da artista. Em suas palavras, Regina Coeli declarou:
“Gostaria de parabenizar Rosa Melo por seu trabalho belíssimo, de encher os olhos, de uma estética invejável. Nós percebemos que a fotografia nos traz para uma reflexão, nos lembra que precisamos observar com mais detalhes. A Rosa, com sua arte e suas imagens, não enxerga somente o que está diante de si, mas a poesia nas entrelinhas, nos faz refletir sobre o nosso lugar, nossa gente e nossos costumes. Esse lançamento nos deixa orgulhosos pela qualidade e representatividade.” disse.
O presidente da Câmara vereador Carlito Pedro também reconheceu a importância da obra de Rosa Melo:
“Me emociona ver uma piononense como Rosilândia Melo, um exemplo de que Pio IX é terra de gente aguerrida e querida. Muito me envergonha a secretaria de educação não ter visto e levado essa obra para todos os alunos do município. Precisamos que todos conheçam essa belíssima obra que a nossa cidade tem. É uma obra que me fez voltar no tempo, é um resgate às memórias e raízes de todos os nordestinos. O nosso coração se alegra e os olhos se enchem de água, as nossas palavras são de parabenização por esse magnífico livro.”
Veja imagens!