Prefeitura de Jaicós inicia distribuição de sementes e mudas de caju para agricultores
O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, participou da entrega das sementes ao lado do vice-prefeito Francisco de Lima Rodrigues (Branco) e do secretário Luvercy.
Sarah Maia em 30 de janeiro de 2017
A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, iniciou na manhã desta segunda-feira, 30, a distribuição de mudas de caju e sementes de feijão, milho e palma forrageira.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós, e beneficiará a 500 agricultores familiares do município.
Segundo o secretário Luvercy Carvalho, ao todo, serão distribuídas 30 mil mudas de caju, 20 mil raquetes de palma forrageira, além 1.500 kg de sementes de milho e feijão. Cada agricultor receberá 2 kg de semente de feijão, 1 kg de milho, 200 mudas de caju e até 200 raquetes de palma.
Ainda segundo o secretário, para receber o produto, o agricultor que possui a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) deverá realizar seu cadastro aqui na Secretaria, que funciona no antigo Cibrazem.
O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, participou da entrega das sementes ao lado do vice-prefeito Francisco de Lima Rodrigues (Branco) e do secretário Luvercy.
Em entrevista, o gestor falou da importância dessa ação. “A distribuição dessas sementes e das mudas de caju é um importante reforço para os agricultores que não tinham mais sementes para o plantio ou que perderam suas plantações de caju por conta da seca. Sem falar que vem em um bom momento, tendo em vista as chuvas que tivemos nos últimos dias. A quantidade é pequena, mas nós já solicitamos mais e estamos aguardando a liberação”, pontuou.
Outra ação importante destacada pelo prefeito é a preparação das terras. “Nós disponibilizamos dois tratores para realizar a aração das terras dos agricultores. O homem do campo está sofrido diante desses anos de seca, mas nós estamos ao lado deles e procurando fazer o melhor, oferecendo condições para que eles recomecem. E se Deus quiser nós teremos um bom inverno e uma boa colheita”, acrescentou.
Cidades na Net