Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Prefeitura de Padre Marcos reuni servidores para discutir implantação de previdência própria

Na oportunidade, o gestor explicou o déficit existente hoje no município, que paga quase R$ 200.000,00 ao INSS, não tento por tanto recursos e condições de fechar a folha de pagamento dos servidores.

em 22 de fevereiro de 2017

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, reuniu-se na noite da última terça-feira (21), na Unidade Escolar Francisco Luis de Macedo, com todos os servidores públicos municipais para debater a implantação do fundo de previdência própria local.

Na oportunidade, o gestor explicou o déficit existente hoje no município, que paga quase R$ 200.000,00 ao INSS, não tento por tanto recursos e condições de fechar a folha de pagamento dos servidores. O prefeito relatou a circunstancia que vem sendo adiada por muitos anos, em administrações anteriores, e transformando o débito em uma ‘bola de neve’ que só aumenta aos juros de 15,5%. O fato ocasionou, a princípio, logo ao início desta gestão, o recolhimento de recursos como o FPM; podendo a longo prazo causar prejuízos infinitamente maiores, sobretudo pela possibilidade do no futuro o INSS recolher o dinheiro de diversas contas públicas, com o receio de que possam ser recolhidas também verbas destinadas a saúde e educação.

O ex-prefeito e assessor jurídico, Dr. Raimundo, também pronunciou-se a favor da decisão do prefeito Valdinar em lutar pela implantação da previdência própria no município, afirmando que a atitude contribuirá muito aos servidores de Padre Marcos e se faz extremamente necessária hoje.

Para auxiliar em todo procedimento na busca de tal implantação, o gestor conta com a assessoria da empresa ‘Sercopreve’, especializada no segmento, que enviou para a reunião um de seus representantes para palestrar claramente sobre viabilidade e necessidade da criação da previdência própria, previamente estudada para sanar o problema financeiro atual do município.

Atualmente o INSS está recolhendo cerca de 11% e a prefeitura de Padre Marcos coloca mais cerca de 21%. Mas o regime próprio, segundo exposto, tem maior viabilidade para o município, que só contribuiria com 11% e os outros 11% seria dos funcionários. O impacto financeiro no déficit permitiria então o fechamento das contas públicas.

Francisco, da ‘Sercopreve’, apresentou comparativos do regime próprio e do regime geral, detalhando pontos como cálculos da aposentadoria, porcentagem de contribuição, direito ao benefício, contribuintes, gestão da previdência, criação do regime próprio, agência da previdência local, órgão fiscalizador dentre outros, relatando que estados, capitais e os maiores municípios do país tem previdência própria.

Após todas as explanações e debates, os servidores acordaram implantar no município o regime próprio de previdência. Valdinar, que desde o início da gestão tem participado de diversos debates e buscado orientações junto a órgãos como a APPM, espera agilizar as ações de mudança a cerca do tema o quanto antes, visando sanar tais problemas administrativos atuais de Padre Marcos.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.