Santo Antônio de Lisboa | Decreto do prefeito Welington Carlos suspende carreatas, poeirões, comícios e qualquer ato com aglomeração
Carmo Neto em 17 de outubro de 2020
A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, a 341 km de Teresina, determinou a suspensão de comícios, carreatas, passeatas ou qualquer evento que gere aglomeração. A decisão foi tomada para conter o avanço do coronavírus na cidade em decorrência da campanha eleitoral. Até o momento, o município tem 46 casos confirmados e uma morte por Covid-19.
Santo Antonio de Lisboa. Foto: Piauí em Foco |
“Nós estávamos há mais de 30 dias sem casos. Já havíamos abertos os comércios, bares e restaurantes e tudo tranquilo. Então, começou o início de carreatas, aglomerações de pessoas nesse período eleitoral, inclusive ocorreram carreatas da situação e oposição. Quando ocorreu isso, teve um aumento muito grande, 12 pessoas positivaram, mais de 30 pessoas notificaram e eu tomei essa decisão”, disse o prefeito Welington Carlos Silva.
O decreto foi assinado pelo gestor no dia 13 de outubro. A medida entrou em vigor na última quarta-feira (14) e vai valer até o dia 31 de outubro.
Conforme o documento, deverá ser reduzido o fluxo e permanência de pessoas dentro do comitê ou locais de reunião dos candidatos para a ocupação de dois metros por pessoa. Caso não seja possível, deverão ser instaladas barreiras físicas entre as estações de trabalho e/ou a implementação temporário de rodízio de pessoas.
Além disso, o decreto frisou que em todo estabelecimento e reuniões de pessoas, é indispensável o uso de máscara e de álcool em gel, conforme são as orientações dadas pelos órgãos de saúde.
Campanha suspensa em Cristino Castro
As três coligações que disputam a prefeitura de Cristino Castro decidiram suspender os atos de campanha que gerem aglomerações por pelo menos 20 dias. Isso porque dois dos três candidatos a prefeito foram diagnosticados com Covid-19. São eles: a professora Joquebede (PTB) e o atual prefeito Manoel Júnior (PSB).