São Julião troca de prefeito oito vezes em dois anos; veja cronograma!
O novo prefeito eleito no município é Jonas Alencar (PSB), que agora monta a sua equipe de transição para assumir a prefeitura a partir de janeiro.
Cleiton Jarmes em 02 de novembro de 2016
O município de São Julião – PI passa por uma crise política e administrativa provocada pela mudança constante de prefeitos.
Nos últimos dois anos, o ocupante do cargo do executivo municipal já foi trocado oito vezes.
Tudo começou em julho de 2014, quando o prefeito José Francisco de Sousa (PT), o Zé Neci, eleito com 2.381 votos, foi cassado. Ele e o vice foram acusados por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico nas eleições de 2012. A partir dessa cassação, os cerca de seis mil habitantes da cidade passaram a conviver com prefeitos tampões.
Após ficar uma semana no cargo de prefeito interino, o presidente da Câmara Municipal, Francilândio da Silva Carvalho, Cilândio (PP), foi afastado mediante liminar do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que retornou Zé Neci ao cargo de prefeito
Já em 2015 o prefeito Zé Neci é novamente cassado e Cilândio assume outra vez o comando do município. Cinco dias depois os vereadores realizam uma nova eleição para a mesa diretora e elegem Francisco De Assis (PSD) como presidente. De Assis é empossado então como prefeito do município.
Mas a história ainda continua. Poucos dias depois, Cilândio consegue liminar e volta ao cargo de prefeito, que é retomado novamente por De Assis.
Por fim, em dezembro de 2015, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retorna Zé Neci ao cargo de prefeito. No entanto, passado o processo eleitoral de 2016, uma nova reviravolta. Nessa segunda-feira (31), o presidente da Câmara, De Assis, realizou uma Sessão Extraordinária afastando o prefeito e o vice, por 6 votos a 1.
O novo prefeito eleito no município é Jonas Alencar (PSB), que agora monta a sua equipe de transição para assumir a prefeitura a partir de janeiro.
Portal O Dia
Isso é uma vergonha, eu tinha orgulho de dizer que era de São Julião, hoje tenho vergonha de dizer que sou de São Julião. Terra sem Lei, terra dos poderosos…