Em São Julião-PI, empate entre dois candidatos a vereadores garante uma vaga ao mais velho
Carmo Neto em 18 de novembro de 2020
No município de São Julião-PI, a disputa acirrada por uma das nove vagas na Câmara Municipal nas eleições do último domingo, dia 15, finalizou com um fato inusitado. Um empate entre dois candidatos do Partido dos Trabalhadores concedeu a última cadeira na casa legislativa ao mais velho.
Luis Francisco de Sousa conhecido popularmente como Luís Valente (PT) com 43 anos de idade e Manoel Leal da Rocha, conhecido popularmente como Né Rocha (PT) com 57 anos registraram exatamente 219 votos cada. Conforme a legislação eleitoral, por ser mais velho Né Rocha foi eleito vereador no município por quociente partidário, enquanto Luís Valente ficou na primeira suplência da oposição.
Dentre os 29 postulantes ao Legislativo sãojuliãoense o primeiro colocado no município foi o vereador Renaldinho, reeleito com 344 votos. Enquanto dois candidatos da situação mesmo com votos acima da margem ficaram de fora por não atingirem o quociente partidário, Paulo Henrique e Professor Neto, ambos do PSB registraram 236 e 218 votos respectivamente.
Em São Julião, o grupo político do Prefeito eleito Dr. Samuel Alencar (PSB) conseguiu formar maioria na Câmara dos Vereadores, elegendo 05 parlamentares.
O resultado foi o seguinte:
Situação (05 vereadores)
Júnior Rocha – 317 votos
Acelino da Regina – 271 votos
Edisaldo Rocha – 270 votos
João Neto – 261 votos
Gracieuda Lopes – 253 votos
Todos do Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Oposição (4 vereadores)
Renaldinho (Progressistas) – 344 votos
Guaraná – 243 votos
Tico dos Pipas – 236 votos
Né Rocha – 219 votos
Todos do Partido dos Trabalhadores (PT)