Em São Julião, Zé Neci viabiliza R$ 344 mil para implantação de aviários via associação de mulheres
Isadora Freitas em 16 de dezembro de 2019
Ações através do projeto “Viva o Semiárido – PVSA” é um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense.
No sábado pela manhã, dia 14, aconteceu à reunião da Associação de mulheres produtoras de São Julião, onde foram discutidas as ações do projeto e como será feita a implantação. As ações do projeto através da associação das mulheres pequenas produtoras, onde tem a frente a presidente Ronymaura, promete mudar a vida 62 famílias de pequenos agricultores e criadores na agricultura familiar por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.
O valor total investido no projeto é R$344 mil reais, onde vão ser construídos 14 aviários para as famílias que tem dificuldade com a obtenção de água, a conquista de chocadeiras, depenadores, barraca para feira para vender o frango, ovos, balança de medidas para montar toda a parte estrutural. Todas as hortas mandalas contarão com sistema de caixa d´água de 500 litros, dois sistemas de irrigação com caixa de 5000 mil litros e 3 cisternas de 52 mil litros. O projeto atua em 89 municípios de cinco territórios do Piauí: Vale do Sambito (15 municípios), Vale do Rio Guaribas (39), Vale do Rio Canindé (17), e Serra da Capivara (18).
O ex-prefeito Zé Neci, liderança forte da cidade de São Julião é um forte entusiasta dos movimentos sindicais que vem sempre buscando melhorias e apoiando ações que desenvolva a agricultura familiar: “Nós estamos buscando junto ao FIDA, SDR e a Associação das mulheres produtoras de São Julião uma busca que vem a mais de 1 ano e com a concretização do projeto de ovinos e caprinos podemos realizar o projeto para as famílias do município.”
Veja fotos: