Secretária de Educação de Alegrete participa do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza
A secretária Valdenia Silva relatou ao Piauí em Foco sua satisfação em participar do Fórum, agradecendo todo apoio do prefeito Márcio Alencar para que sua participação fosse possível.
Sarah Maia em 08 de agosto de 2017
Desde a segunda-feira (7), a Secretária Municipal de Educação de Alegrete do Piauí, professora Valdenia Silva, está na cidade de Fortaleza – CE em participação ao 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime, com o tema “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”. A gestora alegretense é uma das convidadas presentes ao evento, no moderno Centro de Eventos do Ceará, que conta com cerca de 1.300 participantes de todos os estados brasileiros.
A proposta do Fórum é pautar os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões. Considerando os prazos previstos pela Lei 13.005/ 2014, que institui o PNE, a discussão ampla sobre todos esses assuntos torna-se essencial para a educação pública municipal.
Em conversa com o Piauí em Foco, a secretária Valdenia Silva relatou a satisfação em acompanhar de perto o Fórum, agradecendo todo apoio da gestão municipal de Alegrete do Piauí para que sua participação fosse possível.
“O desejo do meu coração nesse momento é que todo professor, educador por amor, tivesse a oportunidade de participar de tamanho evento. Estou extremamente feliz e agradecida ao meu Deus, em primeiro lugar, a supervisora municipal de Educação, Jéssyka O’hara, a inspetora municipal de Educação, Virgínia Célia, e ao prefeito Márcio Alencar pelo apoio e confiança. Certamente serão dias de contribuição mutua, troca de experiências e muito aprendizado levados de volta ao nosso querido Alegrete, para melhorarmos cada vez mais nossa educação, a verdadeira prioridade desta gestão” afirmou Valdenia Silva.
Ao todo, serão quatro dias de atividades, divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental. Nas salas temáticas, serão debatidos seis temas: implementação, monitoramento, avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; e gestão orçamentária e financeira.
Além disso, no 16º Fórum será realizada a eleição dos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime para o biênio 2017/ 2019.
A abertura desta terça-feira (8) contou com apresentações de humor, musicais e teatrais que ressaltam a cultura nordestina. Além dos dirigentes municipais em educação, também estiveram presentes autoridades da Undime e demais como o governador do Estado do Ceará, a secretária executiva do Ministério da Educação, o prefeito de Fortaleza, secretário de Educação do Ceará, presidentes estaduais da UNDIME; presidente do FNDE, presidente do Conselho Nacional de Educação, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, dentre outros.