Simões terá sistema de câmeras para combater a criminalidade
A Prefeitura Municipal de Simões vai instalar 17 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. A tecnologia será uma importante parceira no combate ao crime.
Cleiton Jarmes em 08 de maio de 2014
Após o último assalto a agência do Banco do Brasil, ocorrido em fevereiro deste ano, a cidade convive com o medo. Na ação criminosa, o grupo promoveu cenas de terror, com sequência de tiros e o sequestro de reféns na fuga, quebrando a calmaria da cidade.
Uma das medidas tomadas foi o aumento do efetivo policial no Grupamento Militar da cidade. O comandante da equipe afirmou que o trabalho preventivo será intensificado. “Com um efetivo maior, a Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, vai realizar um trabalho ostensivo de forma mais eficaz, com blitz, abordagens e outras ações. A cidade precisa, realmente, dessas mudanças que estão acontecendo”, disse o Ricarte.
Além do efetivo, o GPM vai receber mais uma viatura e armamento. Durante a entrevista, o tenente adiantou que a Secretaria de Segurança do Piauí prevê a implantação de uma Companhia de Polícia Miliar na cidade de Simões.
A tecnologia será outra importante parceira no combate ao crime. A Prefeitura Municipal de Simões vai instalar 17 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Ricarte, que é subcomandante da 4ª Companhia de Fronteiras, onde a Polícia Militar já utiliza o sistema de câmeras, falou com propriedade sobre o assunto. “Sem dúvidas, irá trazer benefícios para o município Simões em termos de segurança. Esse equipamento inibe a atuação dos vândalos e infratores, e principalmente, a ação dos assaltantes de bancos, o que mais assusta a população. Nós vamos estar monitorando toda movimentação estranha na cidade”, disse.
Outra importante medida adotada pelo novo comandante foi firmar parceria com a Polícia do Estado do Pernambuco, através do major André Luís, comandante do Gate – Batalhão da Cidade de Ouricuri-PE. O Estado vizinho tem sido a principal rota de fuga dos assaltantes. As ações conjuntas de repressão ao crime iniciaram na última terça-feira (6), com diligência na fronteira dos Estados. O foco são os assaltos, roubos de automóveis e tráfico de drogas. Na primeira ação, uma moto roubada foi recuperada.
“Esse trabalho em conjunto realizado pelas polícias do Piauí e do Pernambuco, vai inibir os assaltantes e demais infratores, pois as fronteiras desses Estados estão mais seguras”, pontuou Ricarte .
Ao final da entrevista, o tenente Ricarte pediu o apoio da população. “Mesmo com equipamento e policiais preparados, necessitamos da ajuda da sociedade em denunciar situações delituosas e suspeitas. Temos que trabalhar juntos, em parceria, para o bem comum de todos. Segurança publica é dever do Estado e responsabilidade de todos”, disse.
Fonte: Cidades na Net, com informações de Cleilson Silva.