O hospital Zuca Batista recebeu equipamento para tratamento da mocopolissacaridose, que é um doença genética rara. O diagnóstico é feito através de uma suspeita clínica, ou seja o médico tem a suspeita e pede exames para confirmar a doença. É feito coleta e sangue e urina que são enviados para o laboratório em São Paulo.
O garoto João Guilherme aqui de Simões é portador da doença e viajava semanalmente a Teresina para tomar o medicamento, que é aplicado através de uma bomba de infusão. Segundo os pais da criança João Paulo e Luzaneida, com o tratamento chegando agora em Simões, vai facilitar muito, pois não mais necessita da viajem toda semana.
João Paulo disse está muito feliz e agradecido a secretaria da saúde de Simões. Nesta terça- feira, 10 de Março foi aplicado o treinamento pela enfermeira do hospital infantil de Teresina Regilane Silva. Depois da palestra e do treinamento todos foram à prática aplicando o medicamento no paciente. O paciente fica conectado a bomba de infusão durante três horas.
Fonte: Simões online