Unidade de saúde construída há três anos está abandonada em Campo Grande do Piauí
A prefeitura afirma que não tem condições de contratar médicos e enfermeiros. Com isso, moradores precisam viajar a Picos em busca de atendimento.
Cleiton Jarmes em 30 de novembro de 2016
Construída há três anos, uma Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS) já foi tomada pelo mato, ferrugem e rachaduras em Campo Grande Piauí, cerca de 370 quilômetros ao Sul de Teresina (PI). A prefeitura afirma que não tem condições de contratar médicos e enfermeiros. Com isso, moradores precisam viajar até 50 quilômetros ao município de Picos em busca de atendimento.
A obra custou cerca de R$ 350 mil e fica distante 10 quilômetros da BR-316. Sem ter como colocar o espaço para funcionar, a prefeitura afirma que precisou levar mesas, armários e equipamentos do local com medo de que os mesmos fossem furtados.
E não há perspectiva para que a unidade comece a funcionar. A prefeitura de Campo Grande do Piauí afirma que nunca abriu o espaço por não ter como pagar os salários de novos médicos e enfermeiros. A prioridade agora é garantir o salário dos que já atuam na atenção básica.
“Hoje nós temos essa dificuldade. Sabemos do atraso do recurso financeiro do Governo Federal. Já estamos tendo dificuldade para arcar com a folha do município”, diz o secretário municipal de saúde, Verenilson Manoel.
Fonte: Cidade Verde
Obra construída e inaugurada pelo Governo do Estado do Piauí há aproximadamente dois anos. O município tem as suas próprias unidades de saúde onde é oferecido os serviços de atenção básica de responsabilidade do município. Média e alta complexidade não são(pela atual legislação SUS) responsabilidade do município de Campo Grande do Piauí.(veja legislação pertinente)