Palestras e ações culturais marcaram últimos três dias da semana do bebê em Vila Nova
Palestras, música, e ações culturais marcaram mais uma edição da Semana do Bebê, em Vila Nova do Piauí. A programação teve início na segunda-feira (16) e seguiu até a sexta-feira (20) com diversas ações.
Cleiton Jarmes em 24 de maio de 2016
Palestras, música, e ações culturais marcaram mais uma edição da Semana do Bebê, em Vila Nova do Piauí. A programação teve início na segunda-feira (16) e seguiu até a sexta-feira (20) com diversas ações.
O evento foi instituído por lei municipal e “um dos objetivos é despertar a população para a importância do desenvolvimento infantil, da educação escolar e da inclusão social dos bebês”, segundo a articuladora do Selo Unicef, Marli Veloso.
“Investir no bebê tem sido nossa prioridade, pois é na primeira infância que o ser humano desenvolve todas as suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem”, destaca o prefeito, um dos idealizadores e organizadores do evento.
Na ultima quarta-feira a ação realizada foi por conta dos renomados profissionais da saúde, a fonoaudióloga, Drª Mauriceles Macedo e o dentista Dr. João Antonio, que realizaram avaliação auditiva e escovação nas crianças das Creches U.E. Zacarias Manoel da Silva no São João e na Creche Pro infância Professor Osvaldo na Sede.
Já na quinta-feira o Conselho Tutelar, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma palestra no Ponto de Cultura, “Cidade Poesia” em alusão ao dia 18 de maio dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Dr. David Benevides esclareceu sobre o tema e deu visibilidade e dimensão do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. Apresentações e ações culturais sobre o tema abrilhantaram a noite.
Na sexta-feira, 20, o encerramento foi na U.E. Zacarias Manoel da Silva no povoado São João. Com o tema “Arte-Educação”, alunos, pais, professores da sede e da zona rural se concentraram todos na escola do povoado e ao som do cantor, poeta e escritor, Zé Airton os pequenos dançaram e se divertiram muito.
Vários profissionais e representantes de todas as secretarias estiveram presentes no encerramento. Da Secretaria de Educação, a coordenadora Eliene Luz, a diretora da escola do Povoado, Francisca Leal, a secretaria, Luzenir, a diretora da proinfacia Professor Osvaldo, Genecina, secretaria, Lucia, Edinete Brito, diretora da U.E Sabino Gomes de Lima. Além das professoras e auxiliares entre elas, Gizele, Maria Josefa, Sebastiana, Luzia, Eline, Francisca Agricola, Evinha, Rosimar, Socorro Leal, Edinalva, Alicinete, Veronica, Anisia e Marlene Leal, também estiveram presentes.
Da Assistência Social, o registro para Kedjanes, diretora administrativa da secretaria e Cleide Leal, assistente social.
Da Secretaria de saúde, estavam presentes a secretaria, Rosimar Batista, a nutricionista Aurileia, Ancelma diretora administrativa, Aline e os agentes comunitários de saúde.
A cultura estava representada pela secretaria e articuladora do Selo UNICEF, Marli Velos, pelo Jhonatas, Tayanara e Amanda ambas do NUCA.
A professora Marli Veloso, em sua fala voltou a falar da arte como ferramenta de desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos. “A arte apresentada através da música desperta a sensibilidade, humaniza, contribui para o desenvolvimento cognitivo melhora a saúde e a aprendizagem”. Explica Marli.
Rosimar Batista avalia a semana do bebê como positiva. “É uma semana puxada, mas vale a pena ver essas crianças fantasiadas, cantando e brincando. Construímos juntos muito conhecimento e desenvolvimento para nossas crianças”. Garante Rosimar.
“É muito importante ações coma essas para nossos filhos, parabenizo a todos pela iniciativa. É uma semana diferente”. Comenta a Sra. Rosa Maria Batista, mãe da pequena Kaline Vitória de apenas 4 anos, residente na localidade, Bom Jardim.
Veja mais imagens:
Fonte: Ascom