Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Apenas 37 municípios do Piauí possuem rede de esgotamento sanitário, diz IBGE

em 23 de julho de 2020

Galeria construída no bairro Vila Irmã Dulce, Zona Sul de Teresina, onde mais de 7 mil famílias convivem com esgoto a céu aberto — Foto: Gil Oliveira/G1

Apenas 37 dos 224 municípios do Piauí possuíam esgotamento sanitário por rede coletora em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados divulgados nesta quarta-feira (22) foram coletados com as empresas prestadoras dos serviços. Segundo elas, das 37 cidades, em 25 delas o esgotamento estava funcionando e em 12 em processo de implantação.

No ano em que foi realizada a pesquisa, o estado possuía uma rede de esgotamento sanitário de 902 quilômetros de extensão e 97 mil ligações de esgoto ativas, sendo que 88 mil eram do tipo residencial. Dentre as ligações residenciais, 629 recebiam desconto para o pagamento da tarifa/taxa referente ao serviço.

O número de cidades com esgotamento sanitário cresceu nos últimos 17 anos — Foto: Divulgação /IBGE

O número de cidades com esgotamento sanitário cresceu nos últimos 17 anos — Foto: Divulgação /IBGE

Das 37 cidades, em 13 delas eram cobradas o serviço. Outro dado importante é de que somente 32% do total dos municípios com esgotamento sanitário faziam o descarte de esgoto sem tratamento em lagos e rios.

As prestadoras de serviço informaram que em sete municípios piauienses foi declarado que a disposição final do esgoto sem tratamento era feita em lagos ou lagoas. Em uma cidade, as entidades afirmaram que o descarte era feito em rios.

Cresceu o número de municípios abastecidos com água da rede geral

O IBGE também revelou que de 2000 para 2017, cresceu 10% o número de cidades do Piauí que contam com serviço de abastecimento de água proveniente da rede geral. Eram 200 cidades em 2000, quantidade que passou a 220 em 2017.

Das 926 mil residências abastecidas pela rede geral, cerca de 15 mil receberam algum tipo de subsídio com relação ao pagamento da tarifa. O principal critério para concessão de subsídio era a inscrição em programas sociais governamentais, utilizado em 109 municípios.

Tratamento da água

Estação de Tratamento de Água de Teresina — Foto: Divulgação/Agespisa

Estação de Tratamento de Água de Teresina — Foto: Divulgação/Agespisa

O instituto também informou que em 143 cidades do estado com Estações de Tratamento de Água (ETAs) ou Unidades de Tratamento Simplificado (UTSs), o tratamento da água era a simples desinfecção. Já em 28 municípios, o tratamento era convencional. Em 131 havia o controle interno de qualidade da água.

Fonte: G1

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.