PI: COE recomenda que reuniões familiares tenham no máximo 15 pessoas
Carmo Neto em 24 de dezembro de 2020
O governador Wellington Dias se reuniu nesta terça-feira (22), com o Comitê de Operações Emergenciais – COE Ampliado, para avaliar o cenário atual da Covid-19 e medidas de enfrentamento estabelecidas para o período de festas no Piauí. As forças de segurança e a vigilância sanitária estão convocadas a intensificar a fiscalização em todo o estado, para minimizar a propagação do vírus durante o Natal e a virada de ano, quando tradicionalmente a população se reúne para festejar.
Os dados mostram um quadro de estabilidade nas infecções e mortes pelo coronavírus no Piauí. O desafio apontado pelas autoridades é alertar a população que a pandemia permanece e continuam indispensáveis os cuidados relacionados à proteção individual e coletiva, com distanciamento social e uso da máscara.
A norma mais recente editada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), reafirma que os eventos festivos de fim de ano não poderão reunir mais que 100 pessoas, independente do tamanho do espaço em que é realizado. A nota-técnica estabelece o número máximo de 15 pessoas em reuniões familiares.
“Pedimos em nome da Sesapi e do Coe o respeito ao limite de no máximo 15 pessoas por domicílio e que essas pessoas sejam do mesmo convívio familiar. Orientamos desde chegada de Papai Noel até confraternizações de empresas, para que tenhamos um número cada vez menor de pessoas expostas ao risco” esclareceu Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária.
Os eventos drive in são exceção. Fica mantido o limite de até 1 mil espectadores no espaço onde acontece a apresentação artística, sendo 4 pessoas por veículo. O objetivo é permitir as comemorações, garantindo segurança.