Piauí recorrerá ao STF se vacina Sputnik V não for autorizada até sexta (16)
Carmo Neto em 13 de abril de 2021
Com uma ação já impetrada pelo maranhense Flávio Dino, o governador piauiense Wellington Dias (PT) assinalou na segunda-feira (12) que aguarda ainda nesta semana o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação da vacina Sputnik V. O líder estadual sinalizou que caso a indicação não seja positiva, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir celeridade no processo.
“Para esta semana temos a expectativa de uma decisão sobre a licença de importação para vacina Sputnik, essa vacina que foi comprada pelos Estados numa parceria com o Ministério da Saúde, e o próprio Ministério da Saúde também fez uma compra”, disse.
O governador reverberou o momento delicado vivido pelo Brasil no combate a pandemia do coronavírus, sintetizando que o imunizante russo tem eficácia comprovada e já é utilizado em 58 países.
“É importantíssima para o Brasil, uma vacina que tem a eficácia comprovada, tem segurança e tem uma boa eficácia na imunização, usada em 58 países e queremos essa decisão com base na lei 124 de 2021, quis o Congresso Brasileiro que vacina aprovada por agência reguladora de outro país possa ser utilizada no Brasil para salvar vidas, é tudo que precisamos neste momento, assim esperamos uma decisão da Anvisa, mas caso não saia da Anvisa estamos recorrendo ao Supremo, para que seja garantido o cumprimento à decisão do Supremo e à lei”, pontuou.
Via Meio Norte