Políticos lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho
Carmo Neto em 07 de abril de 2021
Com uma trajetória impecável na política piauiense, o ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) deixará saudades, sua morte aos 57 anos de idade abalou todos os teresinenses e repercutiu entre os representantes das diversas legendas.
O prefeito de Teresina Dr Pessoa (MDB) decretou luto de três dias na capital piauiense, reconheceu os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal, manifestando solidariedade à família enlutada; à esposa, deputada estadual Lucy Soares e aos filhos: Bárbara, Cristina e Bruno.
Ciro Nogueira: “pessoalmente entristecido”
Abalado com o repentino e inesperado falecimento do ex-prefeito Firmino Filho, busco palavras para, primeiro, confortar sua família neste momento de dor, e, ainda, para compartilhar com os teresinenses a consternação com a morte do gestor que mais tempo e mais trabalho dedicou à nossa cidade.
Sinto-me pessoalmente entristecido pela perda de um amigo e de um aliado político que deu a mim a chance de também ser um trabalhador pela cidade de Teresina. Estamos todos um pouco órfãos com a morte de Firmino Filho, um acontecimento que nos choca, nos entristece, nos comove.
Elmano Férrer: “Uma das maiores lideranças do Estado”
O senador Elmano Férrer (PP) disse que Firmino foi uma das maiores lideranças políticas do Piauí. “Registro minha tristeza e profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito Firmino Filho, que contribuiu de forma honrosa com seu trabalho para Teresina. Que descanse em paz e que Deus console sua esposa deputada Lucy Soares e filhos. Firmino foi uma das maiores lideranças políticas do estado e o gestor que ficou mais tempo à frente da Prefeitura da capital. Ele deixa um grande legado de realizações”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (MDB) reconheceu toda a trajetória de dedicação do ex-prefeito ao município, ressaltando o seu desempenho ao longo de quatro mandatos no Comando do Executivo Municipal.
“É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada”, disse.
O deputado estadual, Franzé Silva (PT) recorda que sua trajetória se confunde com a de Firmino Filho, ressaltando uma grande tristeza com a morte do político.
“Chegamos praticamente juntos na PMT, eu como Auditor Fiscal recém empossado no final de 1992 e ele, Firmino Filho, como coordenador de transição das Finanças do Prefeito eleito Wall Ferraz.
Mesmo em campos políticos diferentes sempre tivemos relacionamento cordial no âmbito da PMT, como também depois nas parcerias administrativas quando fui gestor no âmbito do Governo Estadual”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, estendeu sua mensagem de apoio à família de Firmino. Em nota, o líder do Legislativo Estadual decretou luto oficial de três dias.
“A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, na pessoa do seu presidente, Deputado Themístocles Filho, dos demais parlamentares e servidores manifesta seu profundo pesar pelo facelimento do ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, ao tempo em que transmite sua solidariedade à família, na pessoa de sua esposa, Deputada Estadual Lucy Soares e dos seus filhos Bárbara, Bruno e Cristina. A Assembleia Legislativa do Estado Piauí decreta luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual”, pontua a nota.
Sua morte também foi lamentada pela deputada Iracema Portela (PP), que disse estar chocada com a notícia tão triste. “Assim como todos os que conheceram o ex-prefeito Firmino Filho, estou em choque com esta notícia tão triste e tão trágica. Além de um grande político, Firmino sempre foi um bom amigo, um homem apaixonado por Teresina, cheio de ideais. Vamos sempre lembrar de Firmino como um grande gestor, que modernizou e transformou nossa cidade com seu trabalho e dedicação, que tratou Teresina com amor e respeito. Esta é uma perda irreparável para o Piauí e especialmente para todos os seus amigos”, disse a deputada Iracema Portela.
A deputada federal e primeira-dama Rejane Dias recebeu a notícia da morte do ex-prefeito com muito pesar. “É muito doloroso, é inexplicável a circunstância pela qual a gente não entende e somente Deus, nesse momento, pode reconfortar a toda família e amigos pelo falecimento deste grande líder, Firmino Filho. Não há como imaginar tamanha dor. É de meu mais profundo sentimento que Deus conforte a todos os familiares e amigos!”, disse Rejane.
Deputada federal por São Paulo, Joice Hasselmann também lamentou a morte do ex-prefeito de Teresina e prestou solidariedade à família. “Tive a triste notícia de que o ex-prefeito de Teresina faleceu. As informações sobre a causa ainda não estão claras. Lamento profundamente. Que Deus conforte a família. Vivemos dias tristes, pesados e de muita dor”.
Francisco Canindé: Firmino tinha como objetivo preservar vidas
Secretário de Finanças na última gestão do ex-prefeito Firmino Filho, Francisco Canindé disse que perdeu um amigo, um professor e alguém que acreditou em seu potencial de trabalho.
“O ex-prefeito Firmino Filho era um grande líder, conhecia Teresina como ninguém, conhecia as ruas da capital, as lideranças de cada região e os problemas da cidade. Sua morte é uma tristeza para Teresina. A capital piauiense perdeu um homem que amava a cidade”.