Suspeitos de integrar “tribunal do crime” no Piauí são alvo de operação do Draco
Redação em 05 de novembro de 2024
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta terça-feira (5) a “Operação Disciplina”, que tem como foco cumprir 30 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato, Piracuruca e outras localidades.
O alvo principal da operação é desarticular o núcleo de lideranças de uma facção criminosa envolvida com o “Tribunal do Crime”, estrutura interna da organização que julga e pune membros rivais e até integrantes do próprio grupo.
Coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a ação conta com o apoio de diversas unidades de inteligência e segurança, como a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT), a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP). Além da capital, a operação abrange também cidades do interior, como Água Branca, Campo Maior, Canto do Buriti, Picos, Altos, Regeneração, Itaueira, Brejo do Piauí e Colônia do Gurguéia.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, o “Tribunal do Crime” é uma prática violenta utilizada pela facção para controlar seus integrantes e manter a disciplina, recorrendo frequentemente a métodos de tortura e, em casos extremos, assassinatos.
Fonte: Meio News