Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Wellington Dias anuncia a contratação de 738 aprovados no concurso da PM de 2013

"A princípio vamos chamar 400 soldados e 38 oficiais, mas já autorizei a contratação dos 738 aprovados em 2013", garante Wellington Dias.

em 05 de janeiro de 2015

Um grupo de concursados aprovados em 2013 para polícia militar do Piauí, iniciou uma manifestação no Quartel do Comando Geral (QCG), localizado na zona Sul de Teresina. No local, o governador Wellington Dias (PT) prestigia a posse do novo comandante da Polícia Militar, Carlos Augusto.

Logo que se deu início a solenidade, o governador tratou de afirmar que serão chamados 400 soldados e 30 oficiais. O baixo número se dar ainda por conta do déficit orcamentário deixado pela gestão passada. “A princípio vamos chamar 400 soldados e 38 oficiais, mas já autorizei a contratação dos 738 aprovados em 2013”, garante Wellington Dias.

(Foto: Thiago Amaral/OOlho)

Segundo o coronel Carlos Augusto, a manifestação pacífica foi provocada por conta da má gestão do governo anterior. “O último concurso realizado em 2014 não rendeu nenhum policial para o comando, tendo em vista que não foram chamados para o curso de formação. Queremos através de parcerias com o ministério da justiça, reequipar toda a frota de veículos, bem como conseguir novos coletes e demais equipamentos”, diz.

Wellington Dias agiu rápido. Disse que está examinando como fazer para chamar todos os concursados para a PM, e negociando com as entidades para ver como ficará os pagamentos e bônus. “Veremos como ficará os horários de folga dos policiais, tratando da situação de forma planejada, tanto nos bairros da capital como no interior. Com o decreto de emergência teremos como chamar os concursados”, afirma.

(Foto: Thiago Amaral/OOlho)

De acordo com um dos líderes da manifestação, identificado como André Veras, a revolta se deu por conta da falta de diálogo entre os concursados e o governo do Estado, que até o momento não havia convocado ninguém.

“Foram aprovados e classificados 738 pessoas, mas nenhum foi chamado. É uma situação vergonhosa, muitos abdicaram de empregos para estudar e se dedicar a isso. Até agora, nem se quer fizemos o curso de preparação. Já no Maranhão, eles chamaram três mil homens, e aqui fazem concurso com 400 vagas”, reclama.

(Foto: Thiago Amaral/OOlho)

Segundo o coronel Carlos Augusto, existe um déficit dentro dos quadros da PM. O ideal seria a presença de 11.700 homens nas ruas, mas só atualmente apenas 5.700 fazem esse trabalho. “Temos um déficit grande, e vamos colocar homens nas ruas, combater a violência, não tem outra forma. Vamos intensificar as rondas ostensivas, o diálogo com a comunidade, além de realizar parcerias com a polícia civil. Precisamos urgentemente de formar homens”, revela.

(Foto: Thiago Amaral/OOlho)

Wellington finalizou afirmado que a polícia militar está inclusa dentro de um plano de segurança nacional, que segundo ele, já foi conversado com a presidente Dilma. “Comecei essa política de valorização do policial ainda no meu primeiro governo, quando encontrei a polícia com salários atrasados e sem fardamento. Hoje planejamos a unificação das polícias com o governo federal e já pedi a presidente Dilma para que o Piauí esteja incluso na primeira etapa do processo. Quero começar o governo fazendo o dever de casa, coisa que faltou na gestão passada. Esse planejamento já está sendo feito e falo isso não por questões eleitorais, mas porque estou prestando contas com o povo”, conclui.

Fonte: O Olho

1 Comentário

  1. Diego Alencar disse:

    E isso mesmo Wellington , bota pra valer

Os comentários estão encerrados para esta matéria.