Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

No Piauí, 29 prefeitos desistiram de concorrer à reeleição

em 06 de outubro de 2020

Panorama traçado com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), indica que 29 gestores municipais desistiram de concorrer à reeleição no pleito de 2020 no Piauí. Dos 155 prefeitos aptos a disputarem novamente o comando do Executivo, apenas 126 tiveram o registro homologado na Justiça Eleitoral.

Por meio da decisão, o índice de municípios piauienses em que os prefeitos concorrem à reeleição caiu quase 13 pontos percentuais; ficando em 56,25%, ou seja, abaixo da média nacional que ultrapassa a barreira de 60%.

Ou seja, com o indicativo é possível apontar que a renovação nas Prefeituras será de no mínimo 43,75% no Piauí neste ano. No Brasil, serão 5.568 Municípios que escolherão seus gestores em novembro. Estas eleições têm o expediente da reeleição para os cargos do Poder Executivo (prefeitos e vice-prefeitos), vigente no Brasil desde as eleições do ano de 2000. De acordo com a CNM, nas primeiras eleições com reeleição, em média, 62% dos que pleiteavam a continuidade no governo obtiveram sucesso. Entretanto, no último pleito, em 2016, esta média caiu para 49%. Isso provocou um aumento na quantidade de cidades que podem reeleger seus mandatários nas próximas eleições.


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.