Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Prefeito de Padre Marcos busca soluções em Brasília para enfrentar crise financeira nos municípios

em 16 de agosto de 2023

Prefeito de Padre Marcos busca soluções em Brasília para enfrentar crise financeira nos município

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, acompanhado da primeira-dama Edilene Silva, esteve em Brasília nesta terça e quarta-feira, dias 15 e 16, para participar de um Encontro Municipalista com Prefeitos Piauienses e tratar dos impactos financeiros que estão afetando os municípios.

Participaram do evento representantes da Confederação Nacional de Municípios (CMN), a bancada federal do Piauí, senadores e deputados federais.

Durante as discussões, foram abordados problemas como a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os recursos provenientes do pré-sal e a perda de arrecadação na área da educação.

O prefeito Valdinar ressaltou a preocupação com a crise financeira que atinge os municípios, especialmente em Padre Marcos, onde cerca de 15% da corrente líquida já está comprometida.

Valdinar Silva destacou que o município enfrenta um desafio significativo com uma dívida que começou a ser paga em 2017 e se estende até dezembro de 2030, referente a débitos de FGTS e INSS.

A prefeitura busca soluções para lidar com esses compromissos financeiros e, nesse sentido, teve reuniões produtivas com o deputado federal Júlio César e representantes dos ministérios do desenvolvimento social e da saúde.

Um dos principais tópicos abordados foi a liberação de emendas e recursos para Padre Marcos. O prefeito e o deputado Júlio César estiveram na comissão que discute a questão do petróleo.

A busca por recursos vindos do pré-sal como uma forma de solucionar as dificuldades financeiras dos municípios foi abordada, com o prefeito enfatizando que a distribuição equitativa dos impostos do petróleo entre os municípios poderia ser a resposta para a crise.

Valdinar Silva também mencionou a longa batalha pela destinação dos recursos do petróleo, que remonta a 1986. A questão está atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma liminar pendente há cerca de dez anos, gerando apreensão e preocupação quanto ao seu desfecho.

Nesse cenário, o prefeito de Padre Marcos ressaltou a importância da união dos municípios e das medidas necessárias para assegurar um tratamento justo e equitativo dos recursos provenientes do petróleo, visando beneficiar todas as localidades afetadas pela crise financeira.

Imagens!

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.